COMPARTILHAR

Ex-ministro da Casa Civil do Brasil, José Dirceu, e deputada federal Gleisi Hoffmann são alguns dos que podem compor a equipe

Pré-campanha de Lula conta com antigos aliados petistas | Foto: Sergio Lima/Poder360

A pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou atenção nesta semana. Antigos aliados e auxiliares podem integrar a equipe, inlcusive Gleisi Hoffmann, Franklin Martins e José Dirceu, investigados por corrupção durante ou após a gestão do PT. 

O aliado considerado mais problemático é o do ex-ministro, José Dirceu. O político era um dos maiores nomes do PT. No entanto, foi acusado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de ser o chefe da quadrilha do Mensalão. Em 2012, foi condenado por corrupção passiva.

Além de Dirceu, a deputada Gleisi Hoffmann, atual presidente da legenda, é alvo de dois inquéritos em curso no STF. Um deles é o “Quadrilhão do PT”, que  investiga condutas do ex-marido da parlamentar, ex-ministro do Planejamento e das Comunicações, Paulo Bernardo. 

A presença dos antigos nomes na campanha do PT tem sido utilizada como arma eleitoral, principalmente pelo principal adversário de Lula, o presidente Bolsonaro. Na última semana, o candidato do PL alegou que se Lula fosse eleito, nomearia Dirceu, novamente, para a Casa Civil e a ex-presidente, Dilma Rousseff, para o Ministério da Defesa. “Porque ela é mandona”, justificou Bolsonaro.

Durante a ocasião, Dirceu se manifestou e afirmou que não pretende retornar ao Executivo Federal. Lula também confirmou que não pretende reutilizar nomes de governos passados.

Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.