Prazo para pagamento do IPTU à vista com 10% de desconto termina nesta sexta-feira
19 fevereiro 2026 às 18h11

COMPARTILHAR
A Prefeitura de Goiânia informou que termina nesta sexta-feira, 20, o prazo para pagamento do IPTU e do ITU 2026 com 10% de desconto à vista. O pagamento pode ser feito por meio do QR Code impresso no boleto, via internet banking, em agências bancárias ou casas lotéricas.
Segundo o secretário municipal da Fazenda, Valdivino de Oliveira, o desconto corresponde a uma redução relevante no valor total do imposto. “Se o cidadão traduzir em juros, é de 1% ao mês concedido em cima do valor total do imposto”, afirmou.
Além do pagamento em cota única com desconto, o contribuinte pode parcelar o imposto em até 11 vezes iguais, sem abatimento, por meio de guia emitida pelo município. Também há a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o valor do boleto, com incidência de juros conforme a instituição financeira responsável pela operação.
Os boletos foram enviados às residências pelos Correios. Quem não recebeu pode emitir a segunda via no site da Prefeitura de Goiânia (goiania.go.gov.br), no banner “IPTU e ITU 2026 – Consulte e emita seu boleto aqui”. No caso do ITU, a emissão também pode ser feita pelo mesmo endereço eletrônico ou em qualquer unidade do Atende Fácil.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, 25% da arrecadação do IPTU devem ser destinados à educação, incluindo Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e creches, e 15% à saúde, para manutenção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e demais serviços da rede pública.
Os 60% restantes são aplicados em despesas de infraestrutura e manutenção urbana, conforme previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA). Para o exercício de 2026, o valor do IPTU foi corrigido, na maioria dos imóveis, pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumulou 4,46% no período considerado.
Segundo a prefeitura, o reajuste tem caráter inflacionário, sem aumento real da carga tributária, conforme previsto na legislação vigente.
Leia também:

