A prefeita Vanuza Valadares (UB) confirmou ao Jornal Opção que o município de Porangatu obteve a nota A na Capacidade de Pagamento (Capag), classificação realizada pelo Tesouro Nacional para verificar se estados e municípios cumprem os limites e condições exigidos na contratação de operações de crédito.

A gestora destacou que a mudança já foi oficializada. “O nosso sistema já fez a correção e a nossa letra na Capag já mudou, já está na letra A. Inclusive, os pagamentos já foram feitos do empréstimo anterior. A gente está honrando todo mês direitinho, estamos pagando, não tem nem uma em atraso.”

Problema técnico corrigido

No início deste mês, o Jornal Opção havia informado que Porangatu possuía um Pedido de Verificação de Limites e Condições (PVL) em análise no Tesouro Nacional. À época, a cidade aparecia sem classificação na Capag, constando como N.D. (não disponível). Segundo a prefeita, essa situação foi consequência de uma falha técnica, que acabou vinculando o município de forma incorreta à categoria C, que não possui nota atribuída.

Valadares explicou que o equívoco já foi corrigido e que, agora, Porangatu recebeu a avaliação máxima. Para ela, o resultado reflete o compromisso da administração em manter as contas públicas organizadas e em dia.

A Capacidade de Pagamento, conhecida como Capag, é o principal instrumento do Tesouro Nacional para avaliar a situação fiscal de estados e municípios. O objetivo é assegurar que apenas aqueles com equilíbrio financeiro tenham acesso a novos financiamentos, reduzindo riscos de inadimplência.

Com a nota A, Porangatu passa a ter maior credibilidade junto a instituições financeiras, além de ampliar suas possibilidades de investimentos em obras e projetos.

Leia também:

Prefeita de Porangatu esclarece situação fiscal após cidade não apresentar nota na Capag

Tesouro analisa pedidos de verificação de crédito de ao menos quatro municípios de Goiás