Por “informações contraditórias”, Moraes determina perícia médica em Augusto Heleno para comprovar Alzheimer
01 dezembro 2025 às 18h28

COMPARTILHAR
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou nesta segunda-feira, 1, a realização de uma perícia médica no general Augusto Heleno. O objetivo é comprovar o diagnóstico de Alzheimer, doença que ele alegou durante o exame de corpo de delito realizado na última quarta-feira, 26.
Segundo a decisão de Moraes, o laudo pericial deverá ser realizado por médicos da Polícia Federal (PF) dentro de 15 dias. O ministro da Suprema Corte diz que há “informações contraditórias” apresentadas pelo ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional e pela defesa dele. Heleno foi condenado a 21 anos de prisão por tentativa de golpe de estado.
Durante esse depoimento após ser preso, Augusto Heleno disse que convivia com Alzheimer desde 2018. Porém, no último sábado, 29, em ofício encaminhado ao ministro, a defesa do general da reserva deu outra versão: afirmou que Heleno teria realizado exames em 2024 e que, somente em janeiro deste ano, houve a confirmação do diagnóstico de Alzheimer.
“Em virtude de informações contraditórias, a análise do pedido formulado pela Defesa exige, inicialmente, a efetiva comprovação do diagnóstico de demência mista (Alzheimer e vascular). Diante do exposto, DETERMINO a elaboração de laudo pericial por peritos médicos da Polícia Federal, no prazo de 15 (quinze) dias”, diz trecho da sentença.
Alexandre de Moraes determinou uma avaliação completa, inclusive do histórico médico de Heleno, com exames laboratoriais da função de tireoide e dos níveis de vitaminas B12, neurológicos e neuropsicológicos. Em caso de necessidade, também deverão ser realizados exames de imagem, como ressonância magnética e PET, além de outras avaliações para verificação do estado de saúde dele.
O ministro determinou que os médicos devem avaliar, especialmente, a memória e outras funções cognitivas do ex-ministro, bem como possível grau de limitação funcional decorrente das doenças identificadas.
Leia mais: Moraes cobra comprovação de Alzheimer e dá 5 dias para defesa de Augusto Heleno
