Política de capacitação alavanca geração de empregos em Anápolis
15 julho 2019 às 12h37

COMPARTILHAR
Em parceria com a prefeitura, Sine faz com que a cidade alcance destaque em levantamento do Caged

O último levantamento realizado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostrou que Anápolis ocupa o 3º lugar no ranking de cidades que mais geram novos empregos em Goiás. Ao todo foram 1.314 vagas ocupadas nos cinco primeiros meses de 2019. O município fica atrás apenas de Goiânia, que registrou 3.028; e Cristalina, com 1.642.
Diante deste cenário, a sede anapolina do Sistema Nacional de Emprego (Sine) — órgão do Governo Federal que reúne vagas em aberto no mercado e direciona os interessados — tem atuado de maneira integrada com a prefeitura e se tornado uma referência de oportunidades entre os anapolinos.
O Sine possui um grande banco de dados com as vagas mais comuns do mercado. Sabendo disso, o prefeito Roberto Naves (PTB) sugeriu que essas informações fossem repassadas à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, que lida diretamente com a capacitação profissional da população.
Por meio deste método a prefeitura passou a qualificar os interessados de acordo com a necessidade das empresas, indústrias e comércios que oferecem vagas de emprego na cidade.
Alcance
De 2017 a 2019, a prefeitura de Anápolis qualificou 6.715 trabalhadores. Até junho deste ano, 1.964 pessoas já fizeram cursos gratuitos de capacitação oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho, Emprego e Renda, mas a meta para este ano é preparar mais de 4 mil candidatos para o mercado de trabalho.
“A nossa grande conquista é que o prefeito Roberto Naves investiu na captação de vagas. O que acabou refletindo até nos dados positivos do Caged. Com a nova política de capacitação oferecida pela Prefeitura, o candidato melhora o seu currículo e consegue a vaga de emprego, enquanto a empresa passa a contratar pessoas cada vez mais pessoas qualificadas para o que precisa ser executado”, comenta a coordenadora do Espaço da Oportunidade, Letícia Jury.
Dentre os cursos disponíveis estão: Auxiliar de Recursos Humanos, Informática, Técnico em Vendas, Auxiliar Administrativo, Secretariado e Atendimento. Além destes, a Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda, do Desenvolvimento Social adquiriu cursos do Senai e que são ministrados gratuitamente nas unidades da prefeitura.
“Identificamos a demanda do Sine e buscamos os cursos em cada área. Juntamente com o Senai, ofertamos: Auxiliar de Linha de Produção, Modelista, Corte e Costura, Mecânico de Automóveis, Eletricista Predial e Alimentador de Linha de Produção. Ressaltamos que todos os cursos são gratuitos”, frisa a secretária Eerizânia Freitas Lobo.
Unidades
Inaugurado por Roberto Naves em novembro de 2018, o Espaço da Oportunidade funciona como uma central que congrega todas as estratégias das políticas públicas voltadas para emprego da Prefeitura.
Lá é possível esclarecer dúvidas sobre o mercado de trabalhar, se inscrever para cursos profissionalizantes gratuitos (ministrados e diversos pontos da cidade), receber orientação sobre como montar currículos, etiqueta no trabalho e muito mais.
A Prefeitura disponibiliza mais de 10 locais para a realização dos treinamentos, como Centros de Formação Profissional (Cenfor): Residencial das Flores, Industrial Munir Calixto e Tesouro. Telecentros: Central, Alvorada, Vila Jaiara, Casa Brasil e Cras Sul.