A Polícia Penal de Goiás realiza buscas desde a madrugada deste sábado, 29, por Alair Gonçalves Alquino e José Henrique Lima Morais, detentos que conseguiram fugir da Unidade de Polícia Penal de Anápolis, no Jardim das Américas 3ª Etapa. A fuga ocorreu após um grupo de presos serrar as grades da cela durante a madrugada. Um dos fugitivos morreu ainda dentro da unidade e outros cinco foram recapturados.

Segundo apuração inicial, sete detentos da mesma cela tentaram escapar. Cinco chegaram a deixar o setor interno, mas foram alvejados e capturados nas proximidades. Um sexto foi encontrado morto sobre o telhado do presídio. Apenas dois conseguiram efetivamente fugir e seguem sendo procurados.

Quem é Alair Gonçalves Alquino

Natural de Niquelândia, Alair Gonçalves Alquino é considerado pelas autoridades um criminoso de alta periculosidade. Ele possui condenação por roubo majorado e responde a processos por homicídio simples, desacato e desobediência. Antes de ser preso, atuou como motorista.

Logo após a fuga, uma denúncia via 190 relatou ter visto dois homens usando bermudas amarelas, uniforme do sistema prisional, na Rua Ernesto Oliveira de Pina, no Parque Residencial das Flores. O denunciante afirmou que ambos tentaram se esconder em uma residência, mas o pedido foi recusado. Em seguida, os fugitivos seguiram em direção a uma área de mata.

Equipes da Polícia Penal, Polícia Militar e Polícia Civil realizam patrulhamento intenso em bairros próximos e nas regiões de mata no entorno do presídio. As circunstâncias da fuga e das mortes serão apuradas em procedimento interno e pela polícia judiciária.

Leia a nota da Polícia Penal do Estado de Goiás

Na madrugada deste sábado (29), dois custodiados que cumpriam penas pelos crimes previstos nos Arts. 121 e 157 do Código Penal Brasileiro, na Unidade de Polícia Penal de Anápolis, tiveram acesso à área externa do presídio.

Durante a ação, um terceiro preso que tentava empreender fuga foi alvejado, sendo constatado o óbito no local por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Foram ativados os protocolos de contingenciamento de crises da Polícia Penal de Goiás. As equipes de servidores e grupos especializados da PPGO procedem buscas por José Henrique Lima Morais e Alair Gonçalves Alquino e, em breve, os presos serão recapturados.

Qualquer informação que auxilie na recaptura do foragido pode ser repassada, de forma anônima, pelos telefones (62) 99938-8929 (Polícia Penal); 190 (Polícia Militar); e 181 (Polícia Civil).

A Polícia Penal já instaurou procedimento administrativo para apuração dos fatos, reafirmando seu compromisso com a segurança, a ordem e o cumprimento de seu papel institucional.

Leia também

Motorista toma sete comprimidos de rebite, foge da polícia na contramão e tomba caminhão; vídeo