A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), cumpriu nesta quarta-feira, 15, mandados de busca e apreensão para desarticular um esquema de falsificação e comercialização de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) falsas. A ação se enquadra nos artigos 297 e 304 do Código Penal, que tratam da falsificação e uso de documentos públicos.

Segundo as investigações, o esquema foi identificado após denúncia encaminhada pelo Detran-GO, que apontou a existência de páginas na internet oferecendo CNHs sem a necessidade de provas, aulas práticas ou exames.

Durante as investigações, a polícia constatou que o comércio ilícito era promovido não apenas por uma página, mas também por perfis em redes sociais. Os criminosos ofereciam CNHs de diversas categorias (A, B, C, D e E), além de renovações e exames admissionais correlatos, com preços variando entre R$ 500 e R$ 2.200.

Para dificultar a identificação, os investigados utilizavam fotos de terceiros, números de telefone falsos e perfis de usuários com dados adulterados. Até o momento, não há indícios de participação de agentes públicos no esquema.

A Dercc segue investigando para identificar outros envolvidos, potenciais compradores e dimensionar os prejuízos causados pelo esquema.

Leia também

Polícia Penal de Goiás cria Laboratório de Inovação para modernizar gestão prisional