PMDB confirma Leonardo Quintão como novo líder do partido na Câmara
09 dezembro 2015 às 15h20

COMPARTILHAR
Partido destitui líder pró-Dilma, Leonardo Picciani, e dá novo passo para deixar o governo

O PMDB confirmou, por meio do Twiiter, o nome do deputado mineiro Leonardo Quintão como o novo líder do partido na Câmara Federal. O parlamentar apresentou, na manhã desta quarta-feira, um abaixo-assinado com 35 assinaturas para retirar a liderança das mãos de Leonardo Picciani, que é aliado ao Planalto.
Deputado @LeonardoQuintao é o novo líder do PMDB na Câmara https://t.co/QIVzGYLDBZ
— MDB Nacional (@MDB_Nacional) December 9, 2015
O estopim da rebelião no PMDB que culminou na troca foi a lista de nomes do partido que Picciani apresentou para compor a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.
[relacionadas artigos=”54002″]
As vagas são disputadas por integrantes do partido aliados do governo e nomes ligados ao presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que desde o fim do primeiro semestre anunciou rompimento pessoal com o Palácio do Planalto.
Insatisfeitos com as indicações, uma ala da legenda chegou a acusar Picciani de descumprir um compromisso firmado com a bancada, que previa que metade dos nomes (quatro) fossem escolhidos entre parlamentares favoráveis ao processo e a outra metade entre mais aliados ao governo. De acordo com o grupo, Picciani “atropelou” a bancada e fechou uma lista que foi construída com o Planalto.
Na última segunda-feira, parte do PMDB se uniu, publicamente, à oposição na composição de uma chapa alternativa, que acabou vencendo a tumultuada eleição para compor a comissão. Em plenário, a chapa 2, intitulada Unindo o Brasil, venceu por 272 votos contra 199.
No entanto, o ministro do STF Edson Fachin concedeu liminar para suspender o processo de impeachment na Câmara.