Prefeito de Novo Gama, no Entorno do DF, Carlinhos do Mangão anunciou, nesta semana, seu apoio oficial à pré-candidatura de Daniel Vilela ao governo de Goiás e à da primeira-dama, Gracinha Caiado, ao Senado Federal. O prefeito novo-gamense se junta a outros 13 prefeitos do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e que tem Wilder Morais como pré-candidato ao governo do Estado, que aderiram ao projeto de Daniel para 2026.

Os eventos institucionais e políticos mostram que o Entorno virou prioridade na agenda política do grupo do governador Ronaldo Caiado e, além disso, se transformou numa espécie de “base general” de apoio às pré-candidaturas apoiadas pelo chefe do Executivo estadual.

À frente das articulações, Daniel Vilela e Gracinha Caiado têm multiplicado compromissos na região, fortalecendo bases e, ao mesmo tempo, reduzindo o espaço para que adversários tentem avançar sobre um território eleitoral decisivo em qualquer disputa estadual.

O foco do vice-governador é fortalecer o projeto de continuidade administrativa, enquanto Gracinha pavimenta sua imagem com vistas ao Senado. A dupla política tem aliado entrega de serviços estaduais à rearticulação de alianças municipais.

Leia também: Dos 26 prefeitos do PL em Goiás, 14 já migraram para a base do governador Ronaldo Caiado

O Entorno, que concentra grande densidade populacional e relevância eleitoral, tornou-se, assim, uma espécie de “termômetro antecipado” para 2026.

Nas últimas semanas, Daniel e Gracinha intensificaram o contato com prefeitos e lideranças locais. Estiveram com Lulinha Viana (Cidade Ocidental), Jéssica do Premium (Santo Antônio do Descoberto), Marcus Vinicius (Valparaíso), Simoni Ribeiro (Formosa) e Delegado Cristiomário (Planaltina de Goiás). Também participaram dos encontros parlamentares como André do Premium, Célio Silveira e, mais recentemente, Lêda Borges, que já pode se dizer uma ex-tucana (a deputada já está com um pé fora do PSDB e outro dentro do projeto de Daniel Vilela), dada a força da aproximação com o grupo caiadista.

Outro articulador de peso nesse movimento é Pábio Mossoró, ex-prefeito de Valparaíso e atual secretário do Entorno, pasta criada por Caiado no segundo mandato justamente para estreitar a presença do governo estadual na região.

O grupo também tem demonstrado capacidade de atração política. Um exemplo de destaque é o da prefeita de Formosa, Simone Ribeiro, eleita com apoio de Michelle Bolsonaro e que deixou o PL para se filiar ao União Brasil, partido do governador.

O prefeito de Cristalina, Luis Otávio, também pode trilhar os caminhos de Simone. Ele foi eleito pelo PL, mas têm se aproximado do projeto liderado por Daniel e Gracinha. O movimento revela o isolamento gradual de possíveis adversários do PSDB e da ala do PL, grupos que perderam espaço no Entorno.