Banhistas que estavam na Praia do Forte, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, tiveram uma surpresa inusitada nesta semana: um pinguim foi avistado nadando próximo à faixa de areia. O animal, aparentemente tranquilo, chamou atenção pela desenvoltura com que se movimentava na água, despertando o encantamento de quem passava pelo local.

Em vídeos enviados ao Jornal Opção, é possível ver o momento em que o pinguim nada de forma amigável e brinca próximo aos banhistas, sem demonstrar sinais de estresse.

Veja vídeo:

O flagrante, apesar de incomum para muitos turistas e moradores que não estão familiarizados com o comportamento das aves, na verdade integra um fenômeno natural bastante conhecido por especialistas. A migração de pinguins para a costa brasileira, especialmente na região Sudeste, é recorrente durante os meses mais frios do ano.

Entre junho e outubro, espécies como o Pinguim-de-Magalhães, o Pinguim-rei e o Pinguim-de-papo-branco percorrem longas distâncias em busca de águas mais quentes, alimento em abundância e, em alguns casos, locais mais adequados para reprodução.

Leia também:

Secretaria Municipal do Meio Ambiente investiga morte de 1 mil peixes no córrego Saltador, em Palminópolis

Secretaria analisa concessão ou gestão por associações em cemitérios públicos de Goiânia