COMPARTILHAR

Na disputa pela Prefeitura de Catalão, Velomar Rios (MDB) lidera as intenções de voto com 35,7%, Gustavo Sebba (PSDB) aparece em 2° com 21,4%. Em seguida, vem Elder Galdino (MDB) em 3° com 13,7%. Renato Ribeiro (que possivelmente se filiará ao PL) tem 4,5%, Nelson Fayad (sem partido, deve se filiar ao União Brasil) 3,0% e Júlio Paschoal (PT) 0,5%. Os dados são da pesquisa Serpes divulgada na terça-feira, 16, pelo Blog do Badiinho.

No primeiro cenário, 7,5% dos entrevistados afirmaram que anulariam o voto ou não votariam, enquanto 13,7% ainda não decidiram.

No segundo cenário da pesquisa, caso o nome de Nelson Fayad não esteja na disputa, a percentagem atribuída a ele é distribuída entre os outros candidatos sem prejudicar a vantagem de Velomar Rios como o mais aceito pelos eleitores. Nesse caso, 7,7% anulariam o voto ou não votariam, e 11,7% ainda não decidiram.

Em um terceiro cenário, sem a presença de Velomar na pesquisa, a preferência por Gustavo Sebba aumenta de 21,4% para 28,2%. O agropecuarista Elder Galdino ocuparia o segundo lugar, saltando de 13,7% para 23,4%. Nesse contexto, 13,2% anulariam o voto ou não votariam, e 21,2% ainda não decidiram.

Este cenário é considerado um dos mais prováveis, pois Velomar Rios pode não ser candidato. Ele disse que a vontade de Deus deve conduzir seu destino político. Ele também mencionou que o candidato prioritário do grupo ao qual ele pertence (junto com o prefeito Adib Elias) é Nelson Fayad. Na verdade, o gestor municipal vetou seu nome, por considerar que, numa eleição passada, contribuiu para sua derrota para prefeito e para a derrota de sua mulher, Adriete Elias, para deputada estadual.

Em um cenário oposto, retirando Gustavo da pesquisa, Velomar ultrapassa 40% de preferência do eleitorado, com uma vantagem de quase 20 pontos percentuais em relação ao segundo colocado. Nesse caso, a aprovação de Nelson Fayad cai para 4,7%, e aproximadamente 9,5% anulariam o voto ou não votariam, enquanto 15,2% ainda não decidiram.

Nelson Fayad é o candidato de Adib Elias. Mas o prefeito, de acordo com a pesquisa, não está transferindo votos para seu pupilo.

Perfil de cada pré-candidato

Velomar Rios, empresário em Catalão e ex-prefeito. Sua gestão foi considerada positiva. É bem avaliado como secretário da Saúde da gestão de Adib Elias.

Gustavo Sebba, médico, está no terceiro mandato de deputado estadual. É filho de Jardel Sebba, ex-prefeito de Catalão, que teve gestão que deixou a desejar — tanto que não foi reeleito no pleito do ano de 2016. É parece de Adib Elias, mas são adversários políticos.

Elder Galdino, produtor rural no município, foi candidato a prefeito de Catalão em 2020 sem obter resultado favorável. É ligado ao vice-governador Daniel Vilela. Há quem postule que seria o vice ideal para Velomar Rios.

Renato Ribeiro, produtor rural em Catalão, atual presidente do Sindicato Rural de Catalão. Nunca desempenhou função pública.

Nelson Fayad, secretário municipal de Administração da prefeitura. Conta com o apoio de Adib Elias. É visto como o “poste” do prefeito.

Júlio Paschoal, economista, de família tradicional no município. É crítico contundente da gestão de Adib Elias. Os aliados do prefeito o chamam de “Estrangeiro”, porque mora em Goiânia.