COMPARTILHAR

Se a eleição fosse disputada hoje, o senador Ciro Nogueira — presidente nacional do pP — estaria fora do Senado, de acordo com pesquisa divulgada pelo instituto Real Big
Data.

A pesquisa sobre a disputa para senador no Piauí mostra o senador Marcelo Castro, do MDB, em primeiro lugar, com 28% das intenções de voto. É o grande favorito. Ele é ligado ao presidente Lula da Silva, do PT.

O segundo colocado é o deputado federal Júlio César, do PSD, que aparece com 21%.

Marcelo Castro: o senador é favorito no Piauí | Foto: Pedro França/Agência Senado

Mesmo sendo senador, Ciro Nogueira está em terceiro lugar, com 18%. Porém, considerando a margem de erro — de três pontos percentuais —, o presidente do pP está empatado, em segundo lugar, com Júlio César.

Filiado ao PL, Tiago Junqueira está em quarto lugar, com 9%. Sinal de que o bolsonarismo não está bem no Piauí

A Real Big Data entrevistou 1,2 mil eleitores, entre 27 e 29 de setembro. É de 95% o nível de confiança da pesquisa.

Segundo cenário: Marcelo amplia frente

No segundo cenário, quando se retira o nome de Ciro Nogueira, Marcelo Castro sobe para 33%. Júlio César tem 23%. Tiago Junqueira fica com 10%. Joel Rodrigues, do pP, ex-prefeito de Floriano, tem 7%.

Comentário: alto risco para Ciro Nogueira

O cenário é positivo para Marcelo Castro e Júlio César e de alto risco para Ciro Nogueira.

O senador Ciro Nogueira opera, neste momento, para ser vice do candidato da direita a presidente da República. Gostaria se ser vice de Tarcísio de Freitas, mas o governador de São Paulo tem dito que irá à reeleição. O que esvazia o projeto do líder do Progressistas.

Se perder para senador, Ciro Nogueira será retirado pelo pP da polícia nacional. (E.F.B.)