Pesquisa mostra por que a Geração Z tem resgatado hábitos dos anos 1990

26 agosto 2025 às 15h36

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Um estudo recente aponta que a Geração Z — jovens nascidos a partir de 1997 — tem buscado cada vez mais referências culturais e hábitos de consumo ligados à década de 1990. O fenômeno, classificado por especialistas como nostalgia histórica, ajuda a explicar o crescimento de mercados como o de discos de vinil, CDs, livros físicos e jogos de tabuleiro.
Segundo pesquisa realizada pela Harris Poll em 2023, 80% dos jovens dessa geração afirmam estar preocupados com a dependência excessiva da tecnologia. Além disso, 75% dizem temer os impactos das redes sociais sobre a saúde mental, enquanto 58% avaliam que os avanços tecnológicos têm afastado mais do que aproximado as pessoas.
Outro dado chama atenção: 60% dos entrevistados afirmaram que prefeririam ter vivido em uma época sem conexões digitais permanentes — ainda que anterior ao nascimento deles. Para pesquisadores, esse sentimento ajuda a explicar a valorização de itens considerados “retrô”, que oferecem experiências mais táteis e coletivas em comparação ao consumo digital.
O movimento, portanto, não se limita a uma recuperação de memórias individuais, mas reflete um olhar para o passado como contraponto às pressões do presente. Embora especialistas debatam se esse retorno pode trazer benefícios ou reforçar idealizações de uma época, a tendência já se manifesta de forma concreta em diferentes setores culturais e de consumo.
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