COMPARTILHAR

O tarifaço de 50% das exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos deu ruim. O presidente Donald Trump mirou no presidente do Brasil, Lula da Silva, do PT, mas o “tiro” atingiu o ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL.

Pesquisa da Ativaweb Group, de acordo com a coluna “Radar”, da revista “Veja”, aponta que “a bomba tarifária lançada por Donald Trump contra o Brasil, na quarta-feira, tornou-se uma grande oportunidade para o presidente Lula resgatar popularidade e dar um sentido ao governo petista, que andava rumo e sem discurso”.

O levantamento examinou “5,9 milhões de menções nas redes sociais ao anúncio da decisão de Trump de tarifar todas as exportações brasileiras em 50%, a partir de agosto”.

Donald Trump e Tarcísio de Freitas 1
Donald Trump pode acabar nocauteando Tarcísio de Freitas até em São Paulo | Fotos: Reproduções

De acordo com a Ativaweb Group, 58% das postagens dos brasileiros critica Trump. Mesmo conservadores reagiram fortemente contra o presidente americano. 40% aprovaram o petardo dos Estados Unidos contra o Brasil. 2% ficaram neutros.

“O estudo mostra que o governo Lula tem nas mãos uma oportunidade real de se consolidar como defensor da soberania brasileira e articulador da estabilidade nacional. Em tempos de crise geopolítica, talvez o país esteja redescobrindo o verdadeiro significado de Deus, pátria, família e liberdade”, postula Alek Maracajá, coordenador do estudo da Ativaweb Group.

A chamada bomba tarifária é apontada pela revista “Veja” como um desastre para São Paulo, o Estado que mais sairá prejudicado pelo tarifaço. Ainda assim, o governador Tarcísio de Freitas — numa espécie de síndrome de Estocolmo — se apresenta como defensor de Trump.