Levantamento mostra que 60% dos entrevistados classificam o trabalho da Comurg como bom ou ótimo

Em média, 60% dos goianienses avaliam os serviços de coleta de lixo da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) como bom ou ótimo, de acordo com a pesquisa Grupom/Diário de Goiás. O levantamento, feito de maneira quinzenal a partir do início de dezembro, revela que a média das avaliações indica que 15,2% dos entrevistados classificam o serviço como ‘ótimo’, enquanto 44,8% consideram o trabalho ‘bom’. A pesquisa abrange o período entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

Além de avaliar o serviço como péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo, os entrevistados também foram convidados a apresentar uma nota para o serviço. As melhores avaliações foram percebidas nas regiões Centro, Sul e Noroeste da capital, onde a média do trimestre chegou a 7,17. As regiões Leste e Oeste ficaram abaixo disso, com avaliações de 5,93 e 5,85, respectivamente. A última quinzena de fevereiro viu a maior quantidade de entrevistados avaliando o serviço como ‘ótimo” (29,8%). A pesquisa também relacionou a avaliação da coleta de lixo com a percepção da imagem do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Após avaliar o trabalho Comurg, os participantes davam notas para a gestão municipal. Entre os que votaram ‘ótimo’, a nota média para Cruz foi, naturalmente, a mais alta, de 6,3.

Entre os votos ‘regular’, a média foi de 4,25; ‘ruim’, 3,99; e ‘péssimo’, 2,43. Na segunda quinzena de janeiro, o prefeito chegou a receber nota 7,2 entre os que deram a melhor avaliação. Já no início da pesquisa, em dezembro de 2021, os mais críticos da gestão deram nota 1,0 para o republicano. Ao todo, a pesquisa entrevistou 3.313 moradores de Goiânia, entre dezembro e fevereiro, de maneira quinzenal. Os questionários foram feitos de maneira digital a partir do método Cawi, que consiste em convites enviados por e-mail ou aplicativo para a resposta de questões estipuladas, com base nas informações oferecidas.

Além dos serviços da Comurg, a pesquisa também deve apresentar avaliações de outros pontos da gestão municipal, como iluminação pública, limpeza de ruas, policiamento e segurança, sinalização de trânsito, prédios das escolas municipais, conservação de ruas e avenidas, atendimento à saúde, assistência social, conservação de calçadas, opções de lazer e esportes, transporte coletivo e creches.