Peñico: Arqueólogos descobrem cidade de 3.500 anos no Peru

05 julho 2025 às 17h13

COMPARTILHAR
Arqueólogos peruanos anunciaram a descoberta de uma antiga cidade com cerca de 3.500 anos, localizada na região de Lima. Segundo a agência Reuters, o sítio arqueológico, batizado de Peñico, apresenta estruturas que revelam a existência de uma civilização pré-colombiana que fazia a conexão entre a costa do Pacífico e a Cordilheira dos Andes.
Segundo os pesquisadores ouvidos pela agência de notícias, trata-se de um assentamento entre 1,800 DC e 1,500 DC. A linha do tempo é próxima da civilização de Caral, uma das mais antigas do continente americano, há mais de 5 mil anos atrás.
O local está situado no Norte do país, uma zona considerada estratégica que teria permitido o intercâmbio de produtos, tradições e técnicas entre as populações costeiras e os povos do interior. Os especialistas apontam que a cidade teria servido como um centro político e religioso, articulando diversas comunidades e fortalecendo os primeiros modelos de organização estatal na região.
“A cidade estava situada em um local estratégico para comércio e negociações com outras sociedades na costa, interior e na selva”, disse Ruth Shady, arqueóloga que liderou a pesquisa em Peñico.
Leia também:
Ex-presidente do Peru é condenado a 15 anos de prisão por propina recebida de empresa brasileira