COMPARTILHAR

Entidades representativas, políticos e celebridades fizeram campanha nas redes sociais em resposta a ameaça de Bolsonaro ao repórter do O Globo

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Marcello Casal | Agência Brasil.

Após o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ameaçar um repórter do jornal O Globo neste domingo, 23, os internautas fizeram uma corrente para reproduzir a pergunta feita pelo jornalista. Foi perguntado repetidamente o motivo do ex-assessor de Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), Fabrício Queiroz, ter feito depósitos na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

Até a manhã desta segunda-feira, 24, “Queiroz” e “Michelle” estavam entre os assuntos mais comentados do Twitter, com mais de 926 mil e 859 mil menções, respectivamente.

Nas redes sociais, diversos usuários — entre eles, celebridades, políticos e entidades representativas — perguntaram: “Presidente @jairbolsonaro, por que sua esposa, Michelle, recebeu R$ 89 mil de Fabrício Queiroz?”.

Resposta

Enquanto visitava a Catedral de Brasília neste domingo, Bolsonaro foi questionado por um jornalista sobre os pagamentos feitos à primeira-dama. O presidente respondeu com um ataque: “Minha vontade é encher tua boca na porrada, tá?”.

Em nota conjunta, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Observatório da Liberdade de Imprensa da OAB e Repórteres sem Fronteiras, se pronunciaram sobre o caso.

“O discurso hostil e intimidatório de Bolsonaro contra a imprensa vem incentivando sua militância a assediar jornalistas nas redes sociais nos últimos meses, inclusive com ameaças de morte e agressões aos profissionais e a seus familiares” disse a nota das organizações.

“Tal comportamento inadmissível por parte de um presidente da República deveria ser condenado por todas as instituições e cidadãos comprometidos com a estabilidade e o progresso do Brasil” completou.