Pelo segundo ano consecutivo, Senador Canedo atravessa estiagem sem falta de água

15 outubro 2025 às 11h18

COMPARTILHAR
Pelo segundo ano consecutivo, Senador Canedo não registrou falta de água durante o período de estiagem. No município, a seca é um problema histórico — em 2021, por exemplo, mais de 40 bairros ficaram sem água por mais de 15 dias. Desde então, para solucionar o problema, foram investidos cerca de R$ 40 milhões na Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc).
“A Sanesc estava completamente sucateada: bombas queimadas, a captação funcionando com gerador por falta de energia elétrica, tudo abandonado”, afirmou prefeito Fernando Pellozo em entrevista ao Jornal Opção. “Nos dedicamos por cerca de um ano e meio, dois anos, a recuperar a estrutura: reativar a energia, trocar as bombas e colocar o sistema para funcionar novamente. Contamos, inclusive, com o apoio do Ministério Público, que ajudou a viabilizar uma solução criativa: os empreendedores que tinham loteamentos prontos para lançar adiantaram as taxas que pagariam futuramente, confiando na gestão. Esse adiantamento, fiscalizado pelo Ministério Público, foi convertido em obras.”

Senador Canedo tem três reservatórios de água: Bom Sucesso, Haras 1 e Haras 2. Este último, inaugurado em 2024, é o segundo maior reservatório de água bruta da região metropolitana, depois apenas do reservatório de Goiânia, e passou por obras de afundamento do leito, para ampliar sua capacidade. A intenção, segundo a Prefeitura, é acompanhar o ritmo de crescimento do município que mais cresceu no Brasil na última década, de acordo com o último censo do IBGE.
“Hoje Senador Canedo vive um novo momento: cidade sem água é um estigma do passado, que superamos através de gestão e investimento”, disse Fernando Pellozo. “Passamos pelos meses mais secos com tranquilidade e ainda conseguimos ampliar nossa capacidade para o futuro. É isso que os moradores merecem e o foco da nossa gestão: tornar Senador Canedo um lugar cada dia melhor para se viver ”, destacou.