Em Goiânia, um adolescente de 15 anos alcançou um feito raro no cenário esportivo nacional: Pedro Oliveira Álvares conquistou, em 2025, o título de mestre nacional de xadrez. Sua trajetória pelas 64 casas teve início por acaso, mas ganhou forma com dedicação e disciplina.

Pedro descobriu o xadrez ao ver um colega assistindo a um Campeonato Mundial na televisão. A curiosidade o levou a explorar vídeos no YouTube. Ele começou pelo canal Rafael Chess, um dos canais mais populares de xadrez para iniciantes no Brasil. “Foi com o Rafael que eu aprendi a mexer as peças”, lembra Pedro. Entretanto, ele logo buscou canais de enxadristas mais avançados. Assim, conheceu o trabalho de grandes mestres brasileiros como Krikor Mekhitarian e Luis Paulo Supi, que Pedro considera “o melhor do Brasil” em termos de pontuação atual.

O amor e o apoio da família

Sua mãe, Ricarda, notou a crescente paixão do filho. “Eu sempre perguntava o que ele estava fazendo,” ela conta, “e ele respondia: ‘Tô jogando xadrez’.” A minissérie O Gambito da Rainha, da Netflix, também impulsionou seu interesse. Ricarda, que já havia assistido à série, percebeu a evolução autodidata de Pedro. Ela não imaginava que tinha um campeão em casa.

Ela o acompanha em quase todos os torneios, e além disso, decidiu se aprofundar no universo do xadrez, em 2022. No curso de arbitragem, lembra que era a única mulher na turma. “Eu precisava conhecer essa linguagem”, de acordo com Ricarda, “para poder conversar com ele e entender o que ele me contava.” Hoje, ela entende os ritmos do jogo: blitz, rápido e pensado.

Pedro Oliveira Álvares | Foto: Rodrigo Santos/Jornal Opção

Leia também

Indiano de 18 anos faz história ao se tornar o mais jovem campeão mundial de xadrez 

Lula vem a Goiânia para o 60° Congresso da União Nacional dos Estudantes

Saiba quem são os campeões de xadrez e como está a cultura do esporte em Goiás

E se mantenha atualizado acompanhando as nossas redes sociais!