Uma operação deflagrada nesta terça-feira, 2, pela Polícia Civil, resultou no cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão e oito de prisão – entre preventivas e temporárias – em Goiânia, Aparecida e em outros estados, como Tocantins, Minas Gerais e no Distrito Federal. A investigação se concentra para combater um esquema de furto e receptação de computadores pertencentes à Secretaria de Estado da Economia. 

Segundo a Polícia Civil, o esquema era liderado por um ex-servidor terceirizado. O grupo contava ainda com a participação de outros terceirizados, prestadores de serviço e uma rede de receptadores. Um deles, inclusive, foi preso em flagrante durante a operação em Goiânia.

De acordo com as investigações, mais de 100 unidades, entre computadores e monitores, foram vendidos a preços muito inferiores ao valor de mercado para o dono de uma loja de informática e outros empresários responsáveis pela revenda dos aparelhos. O desvio foi identificado pela Secretaria da Economia em abril de 2025. Os envolvidos foram desligados e o caso encaminhado à Polícia Civil.

Por meio de nota, a Secretaria de Economia disse que “identificou, em abril deste ano, indícios de desvio de computadores de seu patrimônio. Imediatamente após a constatação das irregularidades, os terceirizados envolvidos foram afastados de suas funções e a Secretaria acionou a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária (DOT) para a devida investigação.

A pasta informou ainda que todas as informações e documentos necessários foram encaminhados à Polícia Civil. “⁠A Secretaria reforça que não compactua com qualquer tipo de irregularidade e seguirá adotando todas as medidas administrativas e legais cabíveis”, finaliza o texto.

Computadores encontrados | Foto: divulgação/PC