COMPARTILHAR

Aprovação na corte pela dispensa de aval prévio do Congresso Nacional na venda foi garantida com seis votos

Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) classificou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir a privatização de subsidiárias de estatais, sem autorização dos Poderes Legislativos, como “patriótica”. A declaração foi dada após cerimônia de formatura de sargentos da Marinha, no Rio, nesta sexta, 7.

Bolsonaro, vale destacar, já havia parabenizado a decisão, na quinta-feira, 6, em Buenos Aires, em entrevista após deixar o hotel que estava hospedado, na Argentina.

“Queria elogiar o Supremo Tribunal Federal. Tomou uma decisão patriótica ontem (quinta-feira, 6), não exigindo que, para privatizar estatais, tenhamos que ir ao Parlamento, exceto aquelas estatais-mães. Parabéns ao Supremo, que está em comum acordo, na minha sintonia. Queremos menos Estado”, disse na quinta.

STF

A maioria dos ministros do STF votou, na quinta, pela dispensa de aval prévio do Congresso Nacional na venda de estatais. Foram seis votos contra o aval do Legislativo — dos ministros Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Cármem Lúcia, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello.