COMPARTILHAR

Legendas vão apresentar emendas para rever reajuste em 2020

Partidos tentam mudar cálculo do salário mínimo
Foto: Reprodução

O reajuste do salário mínimo previsto para o próximo ano pode sofrer mudanças. Isso, porque partidos de centro e oposição pretendem apresentar emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para rever o cálculo do reajuste.

O Governo propôs, para 2020, um salário mínimo no valor de R$ 1040,00, o que representa um aumento de 4,2% em relação ao valor deste ano, que é de R$ 998,00. Essa correção se dá apenas pela inflação acumulada do período, não representando, portanto, um ganho real.

Assim sendo, algumas legendas optaram pela apresentação de emendas para rever esse cálculo. O Podemos, por exemplo, quer um reajuste mínimo de 1% além da inflação ou do índice de crescimento do PIB de dois anos anteriores, se for menor que 1%, como afirmou o deputado José Nelto, líder do partido na Câmara.

A política de aumentos reais, ou seja, acima da inflação, vinha sendo implementada nos últimos anos. Dessa forma, a proposta apenas retomaria a fórmula de reajuste que já era adotada.

No Senado também há resistência quanto ao novo cálculo, o senador Humberto Costa, líder do PT, acredita que a medida não será aprovada no Congresso. A senadora Zenaide Maia (Pros) compartilha da mesma opinião, e teceu críticas a esse respeito.

Já para o senador Major Olímpio, líder do PSL, o aumento real do salário mínimo não seria possível em virtude da atual conjuntura econômica do país.

A LDO será analisada pela Comissão Mista de Orçamento, em reunião nesta terça-feira, 7, tendo como relator do texto final do Orçamento de 2020, o deputado Domingos Neto (PSD).