Com a aproximação do calendário eleitoral, o primeiro escalão do governo de Goiás passa a ser observado não apenas pelo desempenho administrativo, mas também pelo potencial político de seus titulares. Secretários com visibilidade institucional, capilaridade regional e respaldo do governo Caiado aparecem como pré-candidatos a cargos eletivos disputados em 2026.

Levantamento feito pelo Jornal Opção mostra que o governo Ronaldo Caiado concentra, hoje, um conjunto expressivo de possíveis candidatos, tanto para cargos proporcionais quanto majoritários.

Adriano da Rocha Lima

IMG_9328
Adriano da Rocha Lima | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

Secretário-Geral de Governo, Adriano da Rocha Lima é um dos principais articuladores da gestão estadual. Engenheiro, com passagem pelo setor privado, onde foi diretor da Claro Brasil e CEO da WebRadar, construiu um perfil técnico e estratégico dentro do Executivo. Embora nunca tenha disputado eleições, é visto como um dos homens fortes do governo. Nos bastidores, Adriano é citado como possível candidato a deputado federal, ainda em estágio inicial de avaliação política.

Gracinha Caiado

IMG_8685
Gracinha Caiado | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

À frente do Gabinete de Políticas Sociais e da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado se consolidou como um dos principais rostos da administração estadual. Advogada e primeira-dama, ampliou sua presença política sobretudo no interior, por meio de programas sociais de grande alcance. A primeira-dama é pré-candidata ao Senado Federal tratada como praticamente definida dentro da base governista.

Pedro Leonardo Rezende

IMG_0644
Pedro Leonardo, secretário de Agricultura, em entrevista ao Jornal Opção | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende é zootecnista e servidor de carreira da Agrodefesa, órgão que já presidiu. Com atuação voltada ao fortalecimento do agronegócio, mantém um perfil técnico e discreto no campo político-eleitoral. Ao Jornal Opção o secretário confirmou não ter pretensões políticas e diz que aguarda orientações de Caiado. Pedro Leonardo não possui filiação partidária.

Fátima Gavioli

Fátima Gavioli: secretária da Educação do governo de Goiás | Foto: Guilherme Alves/Jornal Opção

Secretária de Educação desde o início da gestão Caiado, Fátima Gavioli é formada em Letras, Direito e Pedagogia. Natural de Rondônia, onde também comandou a pasta da Educação, disputou o cargo de deputada federal naquele estado em 2014. Em Goiás, ganhou projeção com os resultados apresentados na área educacional. A secretária já confirmou que será candidata a deputada federal em 2026.

Pábio Mossoró

Pabio Mossoró foto Guilherme Alves
“Se eu conseguir desenvolver ações efetivas na secretaria, o governo colherá ganhos políticos indiretos nessa região, que será decisiva em 2026″, diz Pábio Mossoró | Foto: Guilherme Alves / Jornal Opção

Titular da Secretaria do Entorno do Distrito Federal, Pábio Mossoró construiu carreira política em Valparaíso de Goiás, onde foi vereador e prefeito por dois mandatos. Deixou o Executivo municipal para assumir a pasta estadual, ampliando sua visibilidade regional. Hoje ele atua como pré-candidato a deputado federal, com base eleitoral concentrada no Entorno.

Joel Sant’Anna

Joel Sant’Anna Braga | Foto: Leoiran / Jornal Opção

Secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Joel Sant’Anna é odontólogo, empresário e irmão de Alexandre Baldy. Já presidiu o Democratas em Goiânia e foi secretário de Desenvolvimento Econômico da capital. Apesar das especulações, adota discurso cauteloso.

Em entrevista ao Jornal Opção, ele afirmou que a prioridade é administrativa. “Eu tenho que aguardar toda a questão do governador, do Baldy, do PP. Por enquanto, não é hora de pensar nessas questões. Tenho que focar na administração e concluir os projetos que estão em andamento.”

Adib Elias

Adib Elias, ex-prefeito de Catalão, e agora secretário de Infraestrutura | Foto: Divulgação

Secretário de Infraestrutura, Adib Elias é uma das lideranças mais tradicionais do MDB em Goiás. Foi prefeito de Catalão por quatro mandatos e deputado estadual. À frente de uma das pastas mais estratégicas do governo, mantém forte presença política no Sudeste goiano. O ex-prefeito é cotado para disputar vaga na Assembleia Legislativa de Goiás, com possibilidade de candidatura federal.

Roberto Naves

_MG_6726
Presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves | Foto: Fabio/ Jornal Opção

Ex-prefeito de Anápolis por dois mandatos, Roberto Naves preside o Republicanos em Goiás. Consolidou sua liderança na terceira maior cidade do estado e busca agora ampliar sua base eleitoral regionalmente. Naves trabalha nos bastidores como pré-candidato a deputado federal.

Alexandre Baldy

Alexandre Baldy | Foto: Reprodução

Presidente da Agehab e líder do Progressistas em Goiás, Alexandre Baldy tem trajetória consolidada na política nacional. Já foi deputado federal, ministro das Cidades e secretário em São Paulo. Em 2022, disputou o Senado e ficou em terceiro lugar. Baldy mantém seu projeto de disputar novamente o Senado Federal em 2026.

Pedro Sales

Pedro Sales | Foto: Guilherme Alves/ Jornal Opção

Filiado ao União Brasil, Pedro Sales foi citado como um possível candidato a deputado federal. Segundo uma fonte ouvida pelo Jornal Opção, no fim de dezembro, diante de mais de três mil pessoas, José Mário Schreiner (MDB) afirmou em tom enfático que seu novo pupilo político seria candidato. A definição, no entanto, ainda não foi oficialmente confirmada pelo presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra).

Leia também

Alego em 2025: quem foram os deputados goianos mais e menos produtivos do ano