COMPARTILHAR

“É preciso garantir meios para que todos possam ir à escola”, diz o prefeito de Trindade e presidente estadual do PSDB

Foto: Fábio Costa/Jornal Opção

Jânio Darrot, presidente estadual do PSDB e prefeito de Trindade, considera um retrocesso o projeto do governador Ronaldo Caiado que acaba com benefício do Passe Livre Estudantil para 62.418 alunos da região metropolitana de Goiânia, Anápolis e Rio Verde. E faz, ainda, um alerta para “graves danos sociais”.

O prefeito observa que o atual governador do Estado está gradativamente esvaziando os programas de inclusão implantados por Marconi Perillo, sendo as famílias mais pobres as mais prejudicadas.

Para Jânio, a medida é “drástica”, já que irá atingir diretamente o orçamento doméstico de mais de 60 mil famílias. E afirma: “Isso, inevitavelmente, vai interromper os estudos de crianças e jovens que dependem deste subsídio para frequentar escolas e universidades”.

De acordo com o projeto enviado à Assembleia Legislativa por Ronaldo Caiado, as alterações nas regras de concessão do Passe Livre Estudantil irão reduzir o número de beneficiários de 85.075 para 22.657 estudantes.

Jânio alega também, que os ajustes que estão sendo propostos pelo governador são unilaterais, tendo em vista  que prejudicam as pessoas que dependem do poder público.

Mobilização

Segundo o peessedebista, os deputados estaduais da legenda pretendem realizar um debate construtivo, a fim de demonstrar os impactos negativos da medida. E conclui: “Lutaremos para preservar essa grande conquista, não se pode permitir o desmonte da estrutura de proteção social criada pelas gestões do PSDB em Goiás nos últimos 20 anos”.