Em dia de mobilização da categoria, proprietários se dizem confiantes para reverter ação movida pelo MP, que solicita a abertura de processo licitatório para quiosques

Quiosques tradicionais estão na mira do MP | Foto: Alexandre Parrode

Os donos de pit-dogs de Goiânia protagonizaram dia de manifestações nesta quarta-feira, 11. Em mobilização contra a ação movida pelo Ministério Público (MP), que suspende as licenças dos estabelecimento para abertura de processo de licitação, os proprietários apresentaram alternativas e cobram por diálogo.

[relacionadas artigos=”123482″]

Pela manhã, vereadores da capital debateram o tema na Câmara. Entre os vários a defender os empresários, o vereador Denício Trindade apresentou requerimento para realização de uma audiência pública para debater o assunto.

De acordo com a ação apresentada pela promotoria, há um indício de irregularidades das licenças, como a venda de pontos, o que seria proibido. Além disso o MP cobra por amplo processo de licitação para o uso dos espaços localizados em áreas públicas.

Para o deputado estadual Henrique Arantes (MDB) ação é grave e agressiva e diz que é necessário a ampliação do debate para chegar em proposta que não afete a categoria.  “São mais de 1600 pontos de trabalho, empregando empregam mais de 9 mil pessoas”, afirma o parlamentar, que propõe a abertura de prazo para cadastramento dos proprietários e aplicação de novas diretrizes a partir de data estabelecida.

Proprietários estão confiantes

Um dos proprietários presentes na mobilização, Jéferson Porto Araújo é dono de um ponto de venda de sanduíches há 34 anos e conta que a família foi construída com o negócios. “Nós temos companheiros que têm pit-dogs há 47 anos, pessoas que trabalham de domingo a domingo fazendo sua clientela e agora do nada querem cassar e fazer novas licitações. São anos cultivando os pontos e agora perder de uma vez”, desabafa Jéferson

De acordo com o empresário, a categoria está confiante e acredita que é possível reverter a ação. Jéferson afirma ainda que se há quadros de irregularidade entre os proprietários é favorável que penalidades sejam aplicadas: “Mas pegar toda a categoria e penalizar por causa de alguns seria a mesma coisa de encontrar um médico fazendo coisas erradas e penalizar todos”, finaliza.