Papa Leão XIV recebe cartas com pedidos de presos brasileiros

07 julho 2025 às 18h16

COMPARTILHAR
O papa Leão XIV recebeu, através de cartas, pedidos de presos brasileiros. Em três documentos, 58 detentos do Presídio Regional de Xanxerê, em Santa Catarina, expressaram a esperança de que Leão dê continuidade ao legado do papa Francisco.
Em audiência no Vaticano com o arcebispo de Chapecó, Dom Odelir José Magri, o papa também recebeu uma edição do livro “Leitura e cárcere: (entre) linhas e grades, o leitor preso e a remição de pena” da professora e pesquisadora Rossaly Beatriz Chioquetta Lorenset.
O título é ligado as mensagens dos detentos nas três cartas da importância da leitura no ambiente prisional e do papel da Pastoral Carcerária. Para a pesquisadora, os livros são uma ferramenta de ressocialização e humanização nesses espaços.
“Palavras são insuficientes para expressar a emoção desta bênção no Ano Jubilar em que a Igreja nos chama a sermos Peregrinos da Esperança. Para o livro chegar às mãos do papa Leão XIV, percorreu um caminho cheio de esperança e de amor, que se estendeu de mão em mão, até ser concretizado”, afirma a pesquisadora. “As palavras, para além de comunicar, convidam à reflexão e à quebra de paradigma”. O encontro entre o arcebispo e o papa no Vaticano foi no dia 1º de julho.
Leia também
Papa Leão XIV define data para canonização de Carlo Acutis, primeiro santo millennial