Falhas na atenção, memória e função executiva do cérebro são algumas das consequências da doença que podem ser tratadas, se o diagnóstico for precoce

Leitos pacientes de Manaus no HMAP

Segundo um estudo do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (InCor), pacientes que se contaminaram com Covid-19 podem apresentar disfunções cognitivas. Falhas na atenção, memória e função executiva do cérebro são algumas das consequências da doença.

De acordo com a neuropsicóloga Lívia Stocco Sanches Valentin, que coordenou da pesquisa, os resultados deixam evidente que a recuperação física nem sempre implica na recuperação cognitiva.

“Isso deixa clara a importância de se incluir  na avaliação clínica dos pacientes pós-Covid-19 de qualquer gravidade sintomas de problemas cognitivos como sonolência diurna excessiva, fadiga, torpor e lapsos de memória”, explica a médica. Lívia destaca que é possível tratar os sintomas, caso diagnosticados em estágios iniciais.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estaria no aguardo dos resultados finais do estudo, para adotar a metodologia desenvolvida na pesquisa do InCor em âmbito mundial no diagnóstico e na reabilitação da disfunção cognitiva pós-Covid.