Pacientes denunciam falhas no atendimento pelo 0800 e WhatsApp da saúde de Goiânia

12 setembro 2025 às 12h45

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Moradores de Goiânia denunciam dificuldades para marcar consultas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na capital. Segundo pacientes, os canais disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), como o 0800 e o WhatsApp oficiais, não estariam funcionando. A situação tem obrigado muitos cidadãos a se deslocarem até unidades de pronto atendimento, como Centro de Atenção Integrada à Saúde (CAIS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), apenas para tentar conseguir uma vaga em consultas de rotina.| Foto: Reprodução
Nas portas das UPAS, há cartazes informando que o agendamento deve ser feito pelo WhatsApp (62) 3209-9727, com atendimento prometido de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Também está disponível o número 0800 646-1560, que, conforme indicado, funcionaria todos os dias, inclusive fins de semana e feriados, no mesmo horário. No entanto, pacientes relatam que, na prática, nenhum dos dois canais oferece resposta. No caso do 0800, a ligação cai diretamente em uma mensagem automática que informa que “este telefone não existe”.
Diante das denúncias, o Jornal Opção procurou a Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS). Em nota, a pasta informou que as consultas de clínico geral, ginecologista, pediatra e médico de saúde da família, realizadas nas unidades básicas de saúde, “podem ser agendadas pelo WhatsApp 3209-9727, que é operado pelo Idtech”.
A secretaria acrescentou que, nos casos em que os pacientes da Atenção Primária são encaminhados para a Atenção Especializada, os agendamentos seguem a prioridade de cada caso. Nessas situações, “o Idtech realiza contato com o paciente para informar o dia e horário da consulta”, afirmou a SMS. Ainda segundo a nota, são feitas até três tentativas de ligação e a orientação é para que os pacientes mantenham seus cadastros atualizados nas unidades mais próximas de suas residências.
A secretaria também esclareceu que o aplicativo Saúde Fácil, utilizado anteriormente para marcação de consultas, foi desativado pela gestão anterior. Um novo aplicativo, segundo a pasta, está em desenvolvimento para facilitar o acesso ao agendamento.
A secretaria ressaltou que o serviço é operado pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), responsável pelos canais digitais e telefônicos, e a instituição se manifestou. Segundo eles, o atendimento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta “opera dentro da normalidade, conforme sua capacidade de pessoal”. Segundo o órgão, somente em agosto foram agendadas 13.042 consultas básicas e 12.306 pacientes foram comunicados sobre suas consultas especializadas.
A nota também esclareceu que as maiores dificuldades ocorrem quando os cadastros dos pacientes estão desatualizados ou quando usuários não atendem ligações de números fixos. Sobre o WhatsApp, o Idtech informou que o sistema emite aviso quando todos os agentes estão ocupados, pedindo que o paciente retorne mais tarde. “Cada agente atende até cinco pacientes simultaneamente, enquanto outros dez permanecem em fila de espera. Assim que a fila avança, novos pacientes entram no atendimento”, descreveu a entidade.
Com relação ao telefone 0800-646-1560, a explicação foi de que o número apresenta instabilidade por problemas técnicos das operadoras contratadas pela prefeitura. Por fim, o Idtech reafirmou seu compromisso em “garantir o acesso da população aos serviços de saúde” e declarou que segue trabalhando em parceria com a Secretaria de Saúde para melhorar a qualidade do atendimento.
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