Paciente morre durante transferência de UTI após incêndio no Instituto do Câncer de São Paulo
31 janeiro 2026 às 13h56

COMPARTILHAR
Um paciente morreu no momento em que era trasnferido da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) durante o incêndio que atingiu o gerador de energia do prédio na sexta-feira, 30.
A morte do paciente foi confirmada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo neste sábado, 31. A identificação não foi divulgada.
O edifício ficou sem energia após a ocorrência. Ele fica no complexo hospitalar do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo.
De acordo com o HC, o paciente apresentava estado extremamente crítico e seria transferido de ala com outros pacientes internados em UTI e dependentes de ventilação mecânica. O grupo seria levado para o Instituto do Coração (Incor) e para o Instituto Central, que ficam no mesmo complexo hospitalar.
Porém, durante a transferência, o paciente “apresentou instabilidade clínica, recebeu atendimento imediato da equipe responsável, com reversão do quadro, mas posteriormente evoluiu a óbito.”
O Icesp também lamentou o ocorrido. Em nota, a instituição afirmou que acolheu a família do paciente, prestando apoio e solidariedade.
O incêndio atingiu a área técnica da caldeira e do gerador de energia do Icesp na tarde da sexta-feira e se estendeu pela área e atingiu também o Instituto do Coração (InCor) e o prédio onde funciona a pasta.
O Corpo de Bombeiros enviou 18 viaturas ao local por volta das 14h. Segundo a corporação, o incêndio teve início após um gerador que abastece o Icesp apresentar falha e entrar em combustão. Por volta das 17h20, bombeiros informaram que o fogo havia sido controlado.
Leia mais: Incêndio atinge prédio do Incor na zona oeste de São Paulo

