Um paciente morreu no momento em que era trasnferido da UTI do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) durante o incêndio que atingiu o gerador de energia do prédio na sexta-feira, 30.

A morte do paciente foi confirmada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo neste sábado, 31. A identificação não foi divulgada.

O edifício ficou sem energia após a ocorrência. Ele fica no complexo hospitalar do Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo.

De acordo com o HC, o paciente apresentava estado extremamente crítico e seria transferido de ala com outros pacientes internados em UTI e dependentes de ventilação mecânica. O grupo seria levado para o Instituto do Coração (Incor) e para o Instituto Central, que ficam no mesmo complexo hospitalar.

Porém, durante a transferência, o paciente “apresentou instabilidade clínica, recebeu atendimento imediato da equipe responsável, com reversão do quadro, mas posteriormente evoluiu a óbito.”

O Icesp também lamentou o ocorrido. Em nota, a instituição afirmou que acolheu a família do paciente, prestando apoio e solidariedade.

O incêndio atingiu a área técnica da caldeira e do gerador de energia do Icesp na tarde da sexta-feira e se estendeu pela área e atingiu também o Instituto do Coração (InCor) e o prédio onde funciona a pasta.

O Corpo de Bombeiros enviou 18 viaturas ao local por volta das 14h. Segundo a corporação, o incêndio teve início após um gerador que abastece o Icesp apresentar falha e entrar em combustão. Por volta das 17h20, bombeiros informaram que o fogo havia sido controlado.

Leia mais: Incêndio atinge prédio do Incor na zona oeste de São Paulo