Orquestra Filarmônica de Goiás é finalista no Prêmio Concertos 2025
18 dezembro 2025 às 09h00

COMPARTILHAR
A Orquestra Filarmônica de Goiás (OFG) é finalista na categoria “Melhor Álbum de Música de Concerto”, do Prêmio Concerto 2025. A premiação é da Revista Concerto, principal publicação brasileira dedicada ao gênero. O grupo filarmônico, mantido pelo Governo de Goiás, recebeu a indicação pelo projeto “Claudio Santoro”, lançado em novembro deste ano.
A escolha do vencedor será feita pelo voto popular, que segue aberta até 21 de dezembro, no site da revista. Para participar o votante precisa escolher o projeto goiano, que disputa o prêmio, juntamente, com o CD “Os Guardiões da Magia” Leo Brouwer por João Luiz, violão (Rocinante) e CD “50 Ponteios de Camargo Guarnieri” de Karin Fernandes, piano (Selo Sesc).
Em entrevista ao Jornal Opção, o maestro Neil Thomson pediu para que os goianos votem na Orquestra Filarmônica de Goiás. “O que é maravilhoso neste prêmio é que o público é quem vota. Os três discos selecionados para a final foram escolhidos por um painel muito distinto de críticos e musicólogos”, explica.

Ainda de acordo com o maestro, todos os músicos da orquestra estão muito orgulhosos pela indicação desse prestigiosos prêmio. “Ele não só dá reconhecimento nacional e internacional aos maravilhosos músicos da OFG, mas também a todos que ajudaram a construir a música orquestral em Goiás ao longo dos anos. A OFG tornou-se possível graças ao trabalho incansável das gerações de maestros que me antecederam”, enfatiza.
O álbum integra um projeto maior chamado “Brazil in Concerto” – uma parceria entre a Naxos Records e a Itamaraty. O objetivo é promover a música brasileira no mundo. Esta é a segunda indicação da OFG ao prêmio, a primeira ocorreu em 2022, quando venceu na mesma categoria com o álbum “Santoro: Sinfonias nº 5 e nº 7”.
“Nossos CDs receberam ótimas críticas em jornais e revistas do mundo inteiro. Na semana passada, nosso último CD foi tocado na rádio BBC. O gravação das Sinfonias nº 5 e 7 de Santoro foi nosso primeiro trabalho lançado. Por isso, foi especialmente importante para nós esse reconhecimento imediato!”
Claudio Santoro
Cláudio Santoro (1919-1989) foi um dos mais importantes compositores, maestros e professores de música clássica do Brasil. Nasceu em Manaus, fundou orquestras, lecionou e foi figura central na vanguarda musical brasileira, deixando um legado que inclui 14 sinfonias.

Segundo Neil Thomson, a Orquestra Filarmônica de Goiás está gravando todas essas sinfonias de Claudio Santoro. O que evidencia que suas composições tem sido o centro das programações da OFG, há anos. Esse disco que concorre ao prêmio da Revista Concerto é uma parte importante da história da música brasileira.
“O disco mais recente é importante porque todas as obras estão sendo gravadas pela primeira vez. A Sinfonia nº 13 foi composta em 1988 e permaneceu inédita até este ano, quando a OFG realizou sua estreia mundial. Você consegue imaginar? Uma grande sinfonia brasileira sem ser executada por 37 anos!”
Sob a regência do maestro Neil Thomson, a OFG interpreta obras escritas nos últimos anos de vida do compositor: Concerto para Viola, Concerto para Orquestra de Câmara, e as Sinfonias nº 13 e nº 14. As peças destacam a escrita orquestral refinada de Santoro, marcada pela expressividade intensa e pela profundidade emocional.
Prêmio Concerto
O Prêmio Concerto de Música Clássica e Ópera celebra anualmente artistas, instituições, concertos, óperas e registros fonográficos de destaque no Brasil. Em 2025, a premiação reúne 21 indicados, distribuídos em sete categorias. Os resultados das votações do júri e do público serão divulgados no início de 2026.

Leia também:
34 filmes e séries para entrar no clima do Natal
Confira dicas de panetones para deliciar ou presentear neste Natal
