COMPARTILHAR

Boxe é a nobre arte, e há quem diga que os lutadores “esculpem” corpos com os punhos e que, no ringue, são tanto “atletas” quanto “bailarinos” e, até, “malabaristas”. Muhammad Ali, o maior gênio do boxe — dizem que lutava com os punhos, até com o corpo inteiro, e picava como uma abelha do tamanho de um elefante —, venceu lutadores mais fortes porque era tremendamente inteligente e sagaz. Ele começava a ganhar a luta fora dos ringues, alquebrando psiquicamente os rivais, com o grande e poderoso George Foreman, que, dotado de uma pegada extraordinária, foi nocauteado por Ali, em 1974, no Zaire.

No momento, o craque do boxe, na categoria dos pesos-pesados, é Tyson Fury, o campeão mundial pelo Conselho Mundial de Boxe (WBC). Ele não tem mais adversários na categoria, pois venceu os melhores, e de modo incontestável. Chegou a falar em aposentadoria. Mas agora, em entrevista ao Submission Radio, fez um desafio ao franco-camaronês Francis Ngannou, que, recentemente, rompeu com o UFC de Dana White, alegando que, apesar de ser campeão e ter devastado a categoria, ganha mal.

Tyson Fury e Francis Ngannou: desafio

Francis Ngannou luta MMA (mistura de artes marciais), mas ele é bom mesmo é no boxe. Me parece um pouco lento para enfrentar um gigante rápido e pegador implacável como Tyson Fury. Mas sua pegada também é devastadora. Talvez tenha condições de vencer o gigante (2,06m) britânico. Mas precisa estar em plena forma para aguentar entre 10 e 12 rounds. Se cansar, será nocauteado com facilidade pelo inglês.

Como se sabe Francis Ngannou quer mais dinheiro (o que é justo, porque é ele que leva socos, e não Dana White, que, por sinal, agrediu sua mulher, recentemente) e o boxe paga muito melhor do que o UFC e outras empresas do ramo. “Francis Ngannou, sei que você está livre do contrato com o UFC. Você quer ganhar dinheiro de verdade? Venha me encontrar e vamos fazer o confronto dos maiores lutadores do planeta”, afirmou Tyson Fury. Mesmo se perder, Francis Ngannou sairá milionário.

“Vamos apimentar as coisas. Uma luta em uma jaula, com luvas de quatro onças. Teremos um árbitro ‘malvado’, como Mike Tyson. Já fiz a promoção?”, disse Tyson Fury.

Quem, de mente sã e espírito alerta, não quer ver uma luta entre Tyson Fury (o favorito) e Francis Ngannou (a zebra perigosa)? Eu e milhões, em todos os continentes, pagaremos para ver. Outra luta que todos querem assistir é entre Jon Jones e Francis Ngannou (luta entre Jon Jones e Ciry Gane não empolga nem pinguim de geladeira) ou entre Jon Jones e Tyson Fury.