O sabor do Cerrado: empadão goiano é estrela do Festival Gastronômico da Cidade de Goiás
14 novembro 2025 às 09h37

COMPARTILHAR
A cozinha goiana é simples, generosa e cheia de histórias. O empadão goiano, sem sombras de dúvidas, é uma das estrelas dessa cozinha e não poderia faltar no Festival Gastronômico da Cidade de Goiás. O evento segue até esse domingo, 16, na Arena Gastronômica Senac com o objetivo de fortalecer o turismo e a gastronomia local. Chefs renomados, apresentações musicais e espaço dedicado ao artesanato regional estão na programação.
A aula-show “Empadão Goiano Tradicional”, com o Chef Emerson Cordeiro acontece nesta sexta-feira,14, a partir das 19h, na Praça de Eventos da Cidade de Goiás. A atividade tem entrada gratuita para os moradores e os turistas que estiverem na cidade. Os participantes poderão sentir o “cheiro do cerrado” e provar o que há de mais autêntico da culinária goiana.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ressalta o papel educativo e inspirador das ações realizadas durante o festival. “As aulas-show e atividades da Arena Gastronômica são uma oportunidade de aprendizado e inspiração, tanto para quem já atua na área, quanto para quem quer começar. Mais do que um evento, é uma celebração da identidade goiana”, enfatiza.

Para quem for a Cidade de Goiás pela primeira vez, ao Jornal Opção, o Chef Emerson Cordeiro deu dicas de como apreciar os sabores locais. “Procurem ao máximo entender o sistema, o costume dos fazedores de gastronomia local. Às vezes o turista vem esperando muita modernidade, entretanto, se eu pudesse dar uma dica, é que você aproveitasse os modos locais porque isso sim é a riqueza e o diferencial dessa cidade, a preservação dos modos antigos de se fazer”.
Patrimônio imaterial
A receita do empadão goiano surgiu há mais ou menos 150 anos na cidade de Goiás, antiga Vila Boa, que era então capital do estado. Posteriormente, a iguaria se espalhou pelas outras cidades do Centro-Oeste. Conforme o projeto nº 226/23, o empadão goiano é patrimônio cultural e imaterial goiano.

Na versão mais tradicional, o empadão leva frango, carne e linguiça suína, azeitona, palmito, queijo, molho de tomate, miolo de pão e até ovo. Com o passar dos anos e de forma opcional, ingredientes típicos da culinária goiana foram adicionados, como pequi e guariroba.
O Chef Emerson Cordeiro é um dos especialistas em empadão goiano. Tudo começou com o desejo de comer um bem tradicional. Na concepção dele, as receitas atuais estavam perdendo as características do verdadeiro e ficando inferior ao que realmente era, como textura de massa e recheio. “Então comecei a pesquisar sobre as receitas mais tradicionais e fui replicando. Deu muito certo e tive bastante aceitação, inclusive, entre os mais velhos, fato que me enobreceu muito sendo a minha receita atual”.
Trajetória e segredos culinários
O goiano Emerson Cordeiro veio de uma família onde as avós eram grandes cozinheiras de fogões caipiras, folias e banquetes em família. Toda essa atmosfera o inspirou e desde criança se arriscava na cozinha as escondidas. O menino cresceu e a paixão pela cozinha também.
“Assim que pude comecei a fazer cursos de qualificação e despertar curiosidades. Com competência e experiência comecei a dar aula na área de Gastronomia em 2013, na antiga Escola Técnica CEP, na cidade de Goiás. De lá para cá não parei mais, me tornei Chef e montei meu próprio buffet, fazemos eventos em Goiás e região. Hoje sou mais apaixonado ainda pela nossa gastronomia regional, pela nossa matéria-prima do cerrado e pelos nossos formas de preparo”, contextualiza Emerson Cordeiro.

Sobre os segredos para fazer um bom empadão goiano, o Chef diz que que primeira coisa é pensar em uma massa que seja considerada “podre”, gordurosa mesmo, do tipo sable, quebradiça. Não adianta querer fazer empadão goiano tradicional e usar uma massa muito fofa: “você fará uma coisa do tipo torta e não empadão”, alerta.
A outra dica dele é usar ingredientes artesanais como, queijo com leite cru, linguiça não industrializada e molho de tomate caseiro. Tudo isso, irá aproximar da receita original.
Leia também:
Cidade de Goiás recebe Festival Gastronômico com mais de 20 restaurantes e atrações culturais
