O Agente Secreto vence Globo de Ouro como melhor filme de língua não-inglesa; Wagner Moura leva como melhor ator
12 janeiro 2026 às 01h19

COMPARTILHAR
O filme brasileiro O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu o prêmio de melhor filme de língua não-inglesa no Globo de Ouro, que teve cerimônia realizada neste domingo, 11, em Beverly Hills, Califórnia. O ator Wagner Moura também venceu na categoria de melhor ator em filme de drama. O longa ainda concorreu como melhor filme drama, mas perdeu para Hamnet: A vida antes de Hamlet.
Na categoria de filme de língua não-inglesa, o longa brasileiro concorreu com Valor Sentimental; Foi Apenas um Acidente; A única saída; Sirat e A Voz de Hind Rajab.
Durante seu discurso, Kleber Mendonça Filho agradeceu a equipe do filme e dedicou um momento especial para Wagner Moura. “A combinação perfeita é quando se tem um bom ator e que ele é o seu grande amigo”, disse. “É uma honra estar nesse grupo de grandes filmes internacionais e dos Estados Unidos. Esse filme é dedicado aos jovens cineastas e peço para que eles continuem fazendo filme no Brasil e nos Estados Unidos”, finalizou.
Já Wagner Moura concorreu com Joel Edgerton, Sonhos de trem; Oscar Isaac, Frankenstein; Dwayne Johnson, Coração de lutador: The Smashing Machine; Michael B. Jordan, Pecadores e Jeremy Allen White, Springsteen: Salve-me do desconhecido.
Na sua fala, Wagner Moura agradeceu aos outros indicados e também a Kleber Mendonça Filho. “O Agente Secreto é um filme sobre memória ou falta dela. Também fala sobre trauma geracional. Eu acredito que esse longa pode ser passado de geração em geração os valores. Então, esse filme é para aqueles que estão se mantendo fiéis aos seus valores nos momentos difíceis”. Por fim, Moura ainda mandou um “Viva o Brasil! Viva a Cultura Brasileira”.
Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de “Central do Brasil”. Esta foi a primeira vez na história que o Brasil venceu dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
Ambientado nos anos 1970, O Agente Secreto acompanha a história de um professor universitário que retorna ao Recife para reencontrar o filho mais novo, em meio aos riscos impostos pela ditadura militar.
Leia mais: Veja a lista dos vencedores do Globo de Ouro atualizada em tempo real

