O cinema brasileiro está fortalecido na corrida pelo Oscar 2026. O filme ‘O agente secreto’, dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi incluído na pré-lista de 15 produções que disputam uma vaga entre os indicados a Melhor Filme Internacional, divulgada nesta terça-feira, 16, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Além da categoria principal internacional, o longa também aparece na pré-seleção da nova categoria de Direção de Elenco, que reúne dez produções. A presença dupla reforça o bom momento do filme na temporada de premiações.

Outros brasileiros também figuram nas listas preliminares do Oscar em diferentes categorias. O documentário “Apocalipse nos trópicos”, o curta-metragem “Amarelo” e o diretor de fotografia Adolpho Veloso, pelo trabalho em Sonhos de Trem, foram lembrados pela Academia.

No início de 2025, o Brasil conquistou um feito histórico com “Ainda estou aqui”, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, a primeira estatueta do país na premiação. Agora, “O agente secreto” surge como principal aposta para repetir o feito.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o filme é ambientado nos anos 1970 e acompanha um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que retorna ao Recife para tentar se reaproximar do filho em meio aos riscos da ditadura militar. Desde o lançamento, o longa tem acumulado prêmios e reconhecimento internacional.

Na última semana, O agente secreto foi indicado ao Globo de Ouro 2026 nas categorias de Melhor Filme de Drama e Melhor Filme em Língua Não Inglesa. Wagner Moura também concorre como Melhor Ator. O filme ainda recebeu o prêmio de Melhor Filme Internacional pelo New York Film Critics Circle Awards e ficou em segundo lugar no prêmio de Melhor Filme do Círculo de Críticos de Los Angeles.

A lista final com os cinco indicados ao Oscar será anunciada em 22 de janeiro de 2026. A cerimônia está marcada para 2 de março.

Leia também

“O Agente Secreto” é escolhido pelo Brasil para disputar vaga no Oscar 2026