Uma densa nuvem de fumaça encobriu Goiânia na tarde desta sexta-feira, 22, alterando a paisagem da capital e preocupando moradores. Segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), a ocorrência está diretamente ligada a uma queimada registrada na zona rural de Nerópolis.

“A nuvem escura que começou a encobrir a cidade no início da tarde é proveniente de uma queimada que está acontecendo próximo Nerópolis. Como os ventos nessa época do ano sopram no sentido norte-sul, até o final da tarde a cidade pode ficar encoberta por essa nuvem de fumaça”, explicou Amorim.

De acordo com o boletim mais recente do Cimehgo, o Estado enfrenta uma combinação crítica de fatores: mais de 100 dias sem chuvas significativas em algumas regiões, risco máximo de incêndios e índices de umidade do ar em níveis de alerta, abaixo de 12%. Para Goiânia, a previsão é de máxima de 34 °C e umidade relativa variando entre 18% e 65% — valores que, no período da tarde, ficam bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera aceitável índices acima de 60%.

Foto feita no centro de Goiânia | Foto: Gustavo Soares/ Jornal Opção

Recomendações de saúde

Órgãos de saúde reforçam a necessidade de cuidados durante o período de fumaça intensa e baixa umidade. Entre as principais orientações estão:

  • Evitar atividades físicas ao ar livre;
  • Manter portas e janelas fechadas;
  • Usar máscaras do tipo PFF2 ou N95 ao sair;
  • Beber bastante água e umidificar ambientes;
  • Redobrar a atenção com crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas.

A recomendação é que, diante de sintomas como dificuldade para respirar, tosse persistente ou irritação nos olhos, a população procure atendimento médico.

Mapa das queimadas na capital. | Foto: Reprodução

Leia também

Goiânia enfrenta quase 50 dias de seca e retorno de chuva é incerto; veja a previsão