Número de casos de dengue cai 97,5% em Goiânia
18 julho 2016 às 16h30

COMPARTILHAR
Registros das demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti também apresentaram redução na capital
Em Goiânia, os casos de dengue tiveram queda de 97,5% desde o pico da epidemia, em fevereiro de 2016, até o início de julho. As notificações passaram de 4.844 para 119, segundo Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Em relação ao primeiro semestre do ano passado, o número de casos da doença na capital caiu 20%. As notificações passaram de 70.946, em 2015, para 56.284 em 2016. Enquanto durante todo o ano anterior houve confirmação de 38 mortes – o maior número registrado desde 2003 – este ano foram notificados dois óbitos pela doença.
Quanto às demais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, nota-se também uma redução dos casos. Desde o pico da epidemia pelo Vírus Zika em abril até o início de julho, as notificações de casos prováveis reduziram 92,68%, passando de 492 para 36.
Sobre a Chikungunya, dois casos foram confirmados em 2016, ambos com os locais prováveis de infecção fora do município. Nenhum caso autóctone – aquele contraído no próprio município – foi registrado em Goiânia.
A informações são da Secretaria Municipal de Saúde. Para a pasta, apesar do período sem chuvas contribuir para essa redução, os números positivos também são resultados das ações desenvolvidas pela prefeitura no combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
“As atividades de enfrentamento intensificadas desde o final do ano passado contribuíram para antecipar a curva de sazonalidade da doença”, informa a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim. (Com informações da Ascom da SMS)