Novo deslizamento atinge lixão de Padre Bernardo e volta a lançar lixo no córrego Santa Bárbara
25 novembro 2025 às 15h44

COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) confirmou, nesta terça-feira, 25, um novo deslizamento de resíduos sólidos no lixão da empresa Ouro Verde, em Padre Bernardo. O material voltou a atingir o córrego Santa Bárbara, o mesmo curso d’água impactado no primeiro desmoronamento, registrado em 18 de junho de 2025.
Segundo a pasta, o rompimento ocorreu durante a madrugada, após um volume aproximado de 140 milímetros de chuva na região nas últimas horas, índice considerado elevado pelo Centro de Informações Hidrológicas e Meteorológicas (Cimehgo). O deslizamento ocorreu na pilha antiga de resíduos, a mesma que cedeu no primeiro incidente, e não na pilha nova formada com o material retirado do leito do córrego nos meses posteriores.
A Semad reforça que o consumo de água do Santa Bárbara permanece proibido desde junho, por determinação da secretária Andréa Vulcanis, em portaria publicada no dia seguinte ao primeiro desastre ambiental.
Ainda não há estimativa sobre o volume de lixo que deslizou desta vez. A pasta enviará uma equipe técnica ao local nesta quarta-feira, 26, para avaliar a situação e adotar as medidas cabíveis. Segundo a nota, é provável que um novo auto de infração seja lavrado, diante do possível descumprimento do dever de estabilização do maciço de resíduos.
O Jornal Opção tentou contato com o prefeito de Padre Bernardo, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. O espaço segue aberto para manifestações.
Leia também

