O Airbus A321XLR, ou “Extra Long Range”, é derivado do popular A321neo, lançado em 2017. A novidade poderá voar mais longe do que qualquer outro avião de corredor único no mercado atualmente.

A aeronave também queima 30% menos combustível por assento do que aviões da geração anterior. “Isso nos permite ir a cidades que não poderíamos correr o risco com um avião de fuselagem larga”, disse Reid Moody, diretor de estratégia e planejamento da Aer Lingus.

A empresa lançou seu primeiro voo direto de Dublin, na Irlanda, para Nashville, nos Estados Unidos. A viagem só foi possível com o novo avião de alcance maior. A transportadora opera dois aviões do modelo e planeja adquiria mais quatro até o fim deste ano.

Por conta das inovações, companhias aéreas do mundo todo estão encomendando o avião. A Era Lingus e a Iberia já possuem aeronaves do modelo. Até o momento, a Airbus tem pedidos de mais de 500 unidades do A321XLR. Air Canada, American Airlines, Qantas Airways e United Airlines estão entre as que aguardam seu primeiro XLR.

O novo avião pode proporcionar que companhias aéreas ignorem hubs na América e Europa. Isso fará com que novas rotas transatlânticas sem escalas para cidades menores sejam abertas.

Modificações de segurança exigidas pelos reguladores europeus adicionaram peso ao avião. As mudanças fizeram com que o alcance estimado da aeronave caísse de 5.400 milhas para 5.200 milhas. O corte pode significar a diferença entre voar de Nova York para a maior parte da Europa ou apenas para a Europa Ocidental.

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