A nova ministra da Saúde da Suécia, Elisabet Lann, desmaiou durante sua primeira coletiva de imprensa no cargo. O incidente ocorreu na última terça-feira, 9, em Estocolmo, diante do primeiro-ministro Ulf Kristersson, da ministra da Energia e Indústria, Ebba Busch, e de outros membros do governo. A cena, registrada em vídeo, mostra Lann tropeçando em um púlpito transparente, caindo ao chão e batendo a cabeça.

Conforme relatado pela televisão pública sueca SVT, a ministra, de 48 anos, foi rapidamente socorrida pela vice-primeira-ministra Ebba Busch, que a colocou de barriga para cima e prestou os primeiros cuidados. Outros integrantes do governo também se mobilizaram, cercando Lann, que parecia inconsciente no momento da queda. A ministra foi retirada da sala para receber atendimento, mas retornou poucos minutos depois, sorridente, para tranquilizar a imprensa e explicar o ocorrido.

Veja vídeo:

Ao reassumir o púlpito, Elisabet Lann esclareceu que o desmaio foi causado por uma queda repentina de glicose no sangue. “Estou bem agora”, afirmou. Em tom descontraído, acrescentou: “Esta não foi exatamente uma terça-feira normal e é isso que pode acontecer quando há uma queda de açúcar no sangue”. Apesar de sua rápida recuperação, a entrevista coletiva foi cancelada, segundo informou o jornal português Jornal de Notícias.

Transição no comando da Saúde sueca

Elisabet Lann assumiu o Ministério da Saúde da Suécia após a renúncia de Acko Ankarberg Johansson, que deixou o cargo para disputar uma vaga no Parlamento. A troca ocorreu em um momento em que o governo enfrenta forte pressão para reduzir as filas de atendimento médico, consideradas ilegais mesmo após investimentos bilionários no setor.

Lann, filiada ao partido Democratas-Cristãos (KD), já havia desempenhado funções de na política sueca. Desde 2019, era vereadora em Gotemburgo e ocupava cargos na direção nacional e no comitê executivo da legenda

Além disso, atuou como vice-diretora do Gabinete do Governo e integrou o Inquérito sobre Responsabilidade na Assistência à Saúde. A ministra possui mestrado em Estudos de Paz e Desenvolvimento e em Ciência Política.

Leia também:

STF reafirma que prazo para pagamento de RPVs é competência exclusiva da União em caso de Goiás

Caiado anuncia prêmio de até R$ 10 mil para alunos que se destacarem na prova de Matemática do Enem