COMPARTILHAR

Um navio cargueiro que partiu em 26 de maio da China rumo ao México carregando 3 mil veículos, dos quais 800 eram elétricos, pegou fogo na terça-feira, 3. As chamas começaram em um dos decks do navio, e a tripulação de 22 pessoas tentou conter as chamas, mas foi forçada a evacuar o Morning Midas com auxílio da Guarda Costeira dos Estados Unidos, segundo a Zodiac Maritime, responsável pela gestão do cargueiro.

O acidente levanta preocupação com a segurança do transporte de baterias de íons de lítio utilizadas pelos veículos elétricos. Esse tipo de chama é mais difícil de controlar, devido ao processo de “fuga térmica” (ou runaway térmico), uma reação em cadeia descontrolada em que o aumento da temperatura das baterias acelera um processo exotérmico que, por sua vez, produz mais calor. Resfriar apenas um veículo elétrico demanda em média 30 mil litros de água.

Segundo a Bloomberg, a empresa gestora não sabe o que fará com o navio e a carga destruída. Este é o terceiro cargueiro carregado com veículos elétricos a pegar fogo em três anos. Em 2022, um navio com 4 mil carros elétricos pegou fogo no atlântico; em 2023, outro navio com 3 mil carros foi incendiado na costa da Holanda.