COMPARTILHAR

Áreas de instabilidade no território goiano serão formadas por um corredor de umidade vindo da região amazônica, que se estende até a região sudeste, somado à uma frente fria que se desloca da região sul do País

Tempo nublado na capital | Foto: Eduardo Ferreira / Governo de Goiás

O início da semana na capital do Estado foi marcado por fortes pancadas de chuvas em diversas regiões da cidade. Com registros de 110 mm na região sudeste, Goiânia enfrentou um dia de chuvoso que resultou em alagamentos em diversos pontos. A cena se repetiu em cidades da região metropolitana e também no interior goiano.

No entanto, o cenário aponta que este é apenas o começo de uma frente fria que deve se estender no decorrer de toda a semana afetando tanto a véspera quanto o próprio Natal.

Segundo o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), André Amorim, trata-se da formação de áreas de instabilidade em todo o território goiano. Isso se deve, segundo ele, a um corredor de umidade vindo da região amazônica, que se estende até a região sudeste, somado à uma frente fria que se desloca da região sul do País.

“Diante dessas observações o nosso prognóstico aponta para novas pancadas de chuva no decorrer da semana. Ontem tivemos chuvas bem concentradas em diversos pontos da cidade e a tendência é que o cenário se repita”, disse. Os dias, segundo o especialista, devem continuar nublados com a sensação de clima “abafado”.

Reveillon

Com a virada ainda mais distante, as previsões se tornam, consequentemente, menos assertivas. No entanto, como o clima agora é de intensidade, o especialista estima que com o passar desta semana, a outra talvez se comporte de maneira mais amena.

“Não descartamos a possibilidade de pancadas de chuva, claro, porém o que percebemos é que normalmente, após uma semana como essa que estamos passando, a tendência é de que haja certa perda de intensidade nas semanas posteriores. O nosso prognóstico para o ano novo é de tempo mais firme”, disse.