Nasa divulga primeiras imagens da Terra feitas por tripulantes da Artemis II
03 abril 2026 às 17h14

COMPARTILHAR
A NASA divulgou nesta sexta-feira, 3, as primeiras fotografias da Terra registradas pelos astronautas da missão Artemis II, que segue em trajetória rumo à Lua. As imagens foram capturadas pelos astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen. A espaçonave Orion foi lançada na quarta-feira, 1º, e já deixou a órbita terrestre.
Uma das imagens mostra a Terra enquadrada pela janela da cápsula. Em outra, o planeta aparece com uma aurora boreal iluminando a parte superior da atmosfera, com os continentes africano e sul-americano visíveis.
A missão concluiu na quinta-feira, 2, a manobra que colocou a nave em rota para a Lua, a primeira vez desde a Apollo 17 que astronautas deixam a órbita da Terra com destino ao entorno lunar.
Com duração prevista de 10 dias, a Artemis II é um voo de teste que não prevê pouso na superfície lunar. O objetivo é orbitar a Lua e retornar à Terra, avaliando o desempenho da nave, a exposição à radiação e os efeitos do espaço profundo sobre o corpo humano.
Durante a passagem ao redor da Lua, prevista para segunda-feira, 6, a tripulação deve registrar imagens em alta resolução, incluindo observações do lado oculto do satélite natural. Após a manobra, a cápsula iniciará o retorno e deve pousar no oceano Pacífico, próximo à costa de San Diego.
Se mantido o cronograma, a missão marcará o primeiro voo tripulado ao redor da Lua em mais de 50 anos e abrirá caminho para futuras etapas do programa Artemis.


Leia também
Artemis II é lançada com sucesso, mas enfrenta falha técnica nas primeiras horas de voo

