Na China: Putin, Modi e Erdoğan se encontram com Xi Jinping

31 agosto 2025 às 18h10

COMPARTILHAR
O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu líderes internacionais, incluindo Vladimir Putin, Narendra Modi e Recep Tayyip Erdoğan, em encontros bilaterais à margem da cúpula anual da Organização de Cooperação de Xangai (OCX), realizada em Tianjin. O bloco, formado por 10 países eurasianos, reúne também 16 nações observadoras ou parceiras de diálogo.
Xi destacou que, no século passado, enquanto houve aumento de “instabilidade, incerteza e fatores imprevisíveis” e afirmou que a OCX se tornou uma “força importante na construção de novas relações internacionais e de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade”.
Putin e Xi se encontraram em sessão de fotos e conversaram longamente com a ajuda de intérprete. De acordo com o Kremlin, os líderes discutiram o recente encontro de Putin com Donald Trump, sem detalhar a pauta. Modi, por sua vez, afirmou após reunião com Xi que os países estão comprometidos em avançar nas relações com base em respeito, confiança e sensibilidade.
Política Euroasiática
Esta é a primeira visita de Modi à China em sete anos. Afinal, China e India vivem no contexto de reconstrução de laços comerciais e resolução de disputas fronteiriças no Himalaia. Além disso, os EUA impuseram tarifas de 50% sobre produtos indianos devido às compras de petróleo russo.
Xi também recebeu Erdoğan (presidente da Turquia desde 2014), reforçando a cooperação bilateral no combate ao terrorismo, e se reuniu com líderes das Maldivas, Azerbaijão, Quirguistão e com o presidente bielorrusso, Alexander Lukashenko. Grandes áreas de Tianjin foram fechadas e a presença policial intensificada para os encontros, que ocorreram na Tianjin Guest House, cercada por área verde.
A cúpula da OCX é a maior desde a fundação do bloco em 2001 e integra a estratégia de Pequim por alternativas multilaterais mais fortes ao domínio ocidental. Putin afirmou que o encontro consolidaria a solidariedade e ajudaria a moldar uma ordem mundial multipolar.