Mutirão em Goiânia vai emitir documentos pessoais a moradores de rua

04 maio 2023 às 15h45

COMPARTILHAR
Moradores de rua em Goiânia poderão emitir documentos pessoais na próxima semana, de 8 a 12 de maio, em mutirão da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Goiás e o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO).
Os atendimentos serão feitos no Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop Goiânia/Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social de Goiânia), com uma gama de atividades para atender esse público. A abertura será na próxima segunda-feira, 8, às 14h.
A 1ª Semana Nacional do Registro Civil, intitulada Registre-se, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem o objetivo de garantir a inclusão social por meio da emissão de certidão de nascimento para pessoas em situação de rua e que se encontram vulneráveis.
O evento conta com o envolvimento de todas as corregedorias estaduais do País, conforme recomendação do próprio CNJ. No último dia, sexta-feira,12, os atendimentos serão realizados de 9h às 12h.
Serviços
Além da emissão de documentos essenciais como certidão de nascimento, CPF e RG, vários outros serviços gratuitos serão oferecidos. Terá atração cultural, alimentação e higiene, roupas e calçados, apresentação de talentos, obtenção de “ID” Jovem (Carteira de Identidade Jovem), dentre outros.
Equipes do Programa Pai Presente, da Corregedoria, que visa o reconhecimento voluntário de paternidade, também vão atender a população.
Dados de Estatísticas do Registro Civil do Censo de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 2,7 milhões de pessoas não possuem certidão de nascimento. O Registro Civil é o primeiro passo para que o cidadão tenha todos os documentos e que possa participar de benefícios concedidos pelo governo.