Inquérito reaberto pela Justiça apura vazamentos na PF sobre Operação Furna da Onça, que investigava “rachadinha” na Alerj

Flávio Bolsonaro | Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (PSL) será ouvido nesta segunda-feira, 20, às 14h, pelo Ministério Público Federal (MPF). O inquérito policial (IPL) foi reaberto pelo MPF, por meio do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial, após pedido junto à Justiça Federal. O inquérito diz respeito ao vazamento que ocorreu dentro da Polícia Federal (PF) na Operação Furna da Onça, deflagrada em 2018.


A PF havia arquivado o caso por falta de provas, mas após “notícias de novas provas que demandam atividade investigatória”, o MPF deiciu pedir a reabertura das investigações. As novas provas são declarações do empresário Paulo Marinho ao Jornal Folha de São Paulo, em que ele afirmava que Flávio Bolsonaro, à época deputado estadual, teria informações privilegiadas sobre movimentações atípicas nas conta de Fabrício Queiroz, que apontavam para a “rachadinha”.


Queiroz era assessor de Flávio Bolsonaro e investigado, junto a outros assessores, por retenção indevida de gratificações recebidas por funcionários de gabinetes da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Por conta da posição que ocupa, o local e data em que Flávio Bolsonaro será ouvido foi de escolha do próprio parlamentar.