MPF em Goiás ajuíza ação que solicita ampliação da concessão do passe livre de passagens interestaduais
09 dezembro 2019 às 16h35

COMPARTILHAR
Regra atual que concede benefício para jovens de baixa renda, deficientes e idosos só vale para ônibus convencional. Discussão busca estabelecer menor intervalo entre ônibus oferecidos

O Ministério Público Federal (MPF) em Goiás ajuizou na última sexta-feira, 6, ação civil pública (ACP) conta a União e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A ACP busca pela revisão das regras do passe livre e descontos em passagens interestaduais concedidos para idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda.
Atualmente, a resolução da ANTT permite que o benefício seja aplicado apenas para veículos convencionais. Como a própria agência permite que as empresas ofereçam o mínimo de uma viagem semanal do tipo convencional, a ACP entende que os beneficiários sairiam com prejuízos, sem o direito pleno estabelecido nos estatutos de cada grupo.
A partir da ação, haverá solicitação de mudanças das regras da ANTT, podendo o direito ser ampliado para viagens em outros veículos. Outro ponto solicitado na ação busca por determinação de frequência mínima de linhas no serviço convencional.