Motta diz a Tarcísio que Câmara não aprovará anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro

02 setembro 2025 às 16h14

COMPARTILHAR
O presidente da Câmara dos Deputados Hugo Motta (Republicanos-PB) alertou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de que a proposta de anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos nos atos de 8 de Janeiro não deve avançar no Legislativo.
A conversa ocorreu por telefone na manhã de segunda-feira, 1º, véspera do início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito do golpe.
Durante a ligação, segundo Igor Gadelha, colunista do Metrópoles, também participou o deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente nacional do partido, que estava reunido com Tarcísio no Palácio dos Bandeirantes.
Segundo relatos, ao ouvir os apelos de Tarcísio em defesa do projeto de anistia, Hugo Motta respondeu que o tema é “complexo” e reforçou que uma anistia ampla não teria votos suficientes para ser aprovada na Câmara.
Na prática, aliados interpretaram a fala de Motta como um recado de que será difícil aprovar qualquer proposta que beneficie diretamente Jair Bolsonaro.
Após a ligação com o presidente da Câmara, Tarcísio de Freitas e Marcos Pereira acionaram o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Eles informaram que vão atuar fortemente na articulação política em favor da anistia.
Leia também: