Motorista goianiense não dá seta, mas você sabe quanto é a multa por não sinalizar conversão?

20 agosto 2025 às 16h57

COMPARTILHAR
O hábito de não acionar a seta antes de fazer uma conversão é comum entre motoristas em Goiás e em em Goiânia, mas muitos não sabem que essa prática gera multa e pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A legislação de trânsito brasileira é clara: sinalizar é uma obrigação que garante segurança no trânsito e evita acidentes.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a falta de sinalização ao mudar de direção ou faixa é considerada infração grave, prevista no Artigo 196, e resulta em 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23. Além disso, em casos em que a falta de sinalização cause acidente, as consequências podem ser ainda mais graves, com implicações criminais e aumento de penalidades.
Em Goiânia, a prática de não usar a seta é frequentemente registrada por agentes de trânsito e câmeras de monitoramento. A Secretaria Municipal de Trânsito (SMM) alerta que o hábito de “não dar seta” é perigoso, especialmente em cruzamentos e rotatórias, e é uma das principais causas de colisões leves e médias na cidade.
No ano passado, a Secretaria Municipal de Mobilidade realizou operação para conscientizar motoristas e motociclistas sobre a segurança e a obrigatoriedade do uso na seta. Na ocasião, foram realizadas blitzes educativas nas quatro regiões da capital.
“A seta é uma forma de comunicação entre os condutores, justamente por esse fator ela é obrigatória para qualquer manobra, seja ela lateral, mudança de faixa ou conversão. Ao entrar em uma rotatória é obrigatório sinalizar à esquerda porque o sentido é que o motorista vai assumir”, afirmou o Gerente de Educação para o Trânsito de Goiânia, Horácio Ferreira, à época.
Além da multa e dos pontos na CNH, motoristas que acumulam infrações podem sofrer suspensão do direito de dirigir caso atinjam 40 pontos ou mais em 12 meses. Por isso, a SMT reforça campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de sinalizar sempre as conversões.
Leia também
Detran-GO inaugura Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito