COMPARTILHAR

O Morce-GO Vermelho – Goiás Horror Film Festival chega à sua 9ª edição prometendo noites de arrepiar e dias intensos de cinema, debates e imersão cultural. O evento começa nesta quinta-feira, 30, e segue até domingo, 2, no Cine Cultura, na Praça Cívica, em Goiânia. Todas as sessões e atividades são gratuitas.

O festival, que une cinema, Halloween e o futuro do audiovisual goiano e latino-americano, distribuirá mais de R$ 100 mil em prêmios aos melhores filmes segundo o júri técnico e o voto popular. A programação inclui longas, curtas, estreias internacionais, debates e encontros entre realizadores, produtores, distribuidores e representantes da embaixada do Uruguai.

Segundo o diretor e idealizador do evento, Cristiano Sousa, o Morce-GO vai além da exibição de filmes. “O festival impulsiona o audiovisual em todas as suas nuances — desde a formação de novos realizadores até a criação de políticas públicas, como a discussão sobre a Film Commission em Goiás. Ele estimula o diálogo entre produtores, distribuidores e artistas, fortalecendo o mercado e inspirando novos projetos”, afirma.

Cristiano Sousa | Foto: Bárbara Oliveira

Cinema, debate e Halloween

A edição deste ano promete ser uma das mais potentes do festival, com longas premiados, estreias mundiais e até um filme indicado ao Prêmio Goya. Entre os destaques está a palestra “Os Limites do Horror: até onde podemos ir?”, ministrada pelo escritor e cineasta Marcos de Britto, que abordará ética, liberdade artística e os desafios da criação no gênero de terror.

Outro momento importante será o II Encuentro FantLatam, reunião da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantástico, que reunirá diretores de festivais do Brasil e do exterior para discutir políticas conjuntas de fomento e circulação do cinema de gênero na região.

Foto: Iwá Sùúru

Programação

Na quinta-feira (30/10)

O evento abre com mostras de curtas internacionais a partir das 15h, seguidas da cerimônia oficial de abertura e exibição do longa “Consequências Paralelas”, thriller psicológico e de ficção científica que reflete sobre amizade, livre-arbítrio e destino.

Sexta-feira (31/10)

O destaque é a Mostra Nacional, a palestra de Marcos de Britto e o terror argentino “Retratos del Apocalipsis”, que retrata um surto zumbi em Buenos Aires. À noite, o público confere a première do longa uruguaio “Nico”, com debate com o diretor Salomon Reyes.

Sábado (1º/11)

É dedicado ao cinema goiano, com exibições de produções locais como A Queda, Gosto do Fim e Sereia do Brava, seguidas de debate com os diretores. A mesa sobre a efetivação da Film Commission em Goiás será realizada às 15h, e à noite haverá concurso de cosplay e exibição do longa “A Herança”, com presença da atriz Gilda Nomacce, homenageada desta edição.

Domingo (2/11)

O encerramento ocorre com o longa “Alucina” (Equador), novas exibições da Mostra Nacional e a premiação dos melhores filmes a partir das 19h.