O juiz Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi incluído nesta sexta-feira, 5, pelo jornal Financial Times, como o único brasileiro entre as 25 pessoas mais influentes do mundo em 2025 — e figura na categoria “heróis”.

Segundo o periódico britânico, a seleção reúne personalidades de diversos setores — política, negócios, mídia, artes e esportes — que, por meio de “talentos, ideias, exemplos ou descobertas”, contribuíram para moldar o mundo no ano. A menção a Moraes foi assinada pela historiadora e antropóloga Lilia Moritz Schwarcz, que o caracterizou como “símbolo da democracia e da justiça no Brasil”.

Segundo o texto, o reconhecimento é resultado de sua atuação após os eventos de 8 de janeiro de 2023 — quando ele, junto à maioria da Primeira Turma do STF, optou por não legitimar a tentativa de golpe de Estado e, posteriormente, decretou prisões envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro e militares de alta patente implicados na trama.

O Financial Times ainda destacou o papel de Moraes no enfrentamento a ataques ao sistema eleitoral, ao desmantelar redes de desinformação e ao responsabilizar publicamente figuras políticas. Para a publicação, tais ações reforçaram no Brasil a convicção de que a Constituição “não é mera formalidade”.

Com a inclusão, o ministro se torna o único brasileiro na lista de 2025 — que agrupa, além da categoria “heróis”, as de “criadores” e “líderes”, com nomes de destaque global nas artes, negócios e política.

Leia também:

Moraes vota por condenar mais 16 réus a 14 anos de prisão pelos atos de 8 de janeiro